O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO E COMUNICAÇÃO PARA O PROJETO MONITORIA ANNWAY: CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • VIRGINIA NASCIMENTO FERREIRA DA SILVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-1634-900X
  • DAIANNE THAYSA ARAÚJO SOARES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • ENNE KAROL VENANCIO DE SOUSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3443-140X

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2022.14710

Palavras-chave:

Ferramenta. Ensino. Aprendizagem. Projeto. Monitoria AnnWay.

Resumo

Este trabalho relata a experiência do uso do Instagram como ferramenta de ensino e comunicação referente ao projeto intitulado Monitoria AnnWay: Construindo saberes matemáticos na pandemia do COVID-19, na rede social denominada como @monitoriaannway. Por meio da utilização da página há resultados expressivos na realização do projeto com grande número alcance de pessoas do público interno e externo ao IFRN, tornando a rede social não apenas um meio de entretenimento, mas uma via de expansão da aprendizagem. Portanto, este estudo relata a experiência desenvolvida, as metodologias utilizadas e o alcance a partir dessa ferramenta, como também as contribuições desta prática para o Ensino de Matemática.

Referências

SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia S. B. dos. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. Centro Universitário Adventista de São Paulo/ Campus, 2007. Curso de Licenciatura em Matemática. Disponível em : <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf>. Acesso em: 12 de Out de 2022.

Como a junção de matemática e tecnologia pode divertir o aprendizado. Colégio Verbo Divino, 2020. Disponível em : <https://blog.cvdonline.com.br/matematica-e-tecnologia/#:~:text=Constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20gr%C3%A1ficos%20digitais&text=A%20matem%C3%A1tica%20e%20a%20tecnologia,em%20outros%20t%C3%B3picos%20da%20disciplina>. Acesso em: 12 de Out de 2022.

MACHADO, Leonardo da Costa. A utilização das mídias sociais na educação: facebook, instagram e whatsapp. Universidade Aberta do Brasil - UAB NEAD - Núcleo de Educação a distância mídias na educação. Araxá, 2019. Disponível em : <http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/bitstream/handle/123456789/338/Trabalho%20de%20Tcc%20P%c3%b3s%20-%20Leonardo.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 de Out de 2022.

OLIVEIRA, Edvaldo Ramalho de Oliveira; CUNHA, Douglas da Silva. O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau. Revista Educação Pública, 2021. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau>. Acesso em: 12 de Out de 2022.

PEREIRA, Leonardo Romão et. al. O uso da tecnologia na educação, priorizando a tecnologia móvel. 2012. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/ Anais_2012/GT-02/GT02-014.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

SÁ, Adriana Lourenço; MACHADO, Marília Costa. O uso do software GeoGebra no estudo de funções. XIV EVIDOSOL e XI CILTEC online, junho 2017. Disponível em: https://eventos.textolivre.org/ moodle/course/view.php?id=12. Acesso em: 12 out. 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

Artigos