Sobre a Revista

Histórico da revista

Em 2009 surge o Observatório de Comércio Exterior, como uma proposta da professora Msc. Elisângela Cabral de Meireles e do professor Dr. João Maria Filgueira, sendo um repositório de monografias (transformadas em artigos) das as turmas do curso de Comércio Exterior do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET).

O repositório seguiu funcionando periodicamente até que o professor Msc. José Yvan Pereira Leite (in memorian) e a professora Dra. Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa trouxeram a proposta de transformar o repositório em um periódico, consultando os alunos de Comércio Exterior para acertar a questão do nome, o qual permanece até hoje: Empírica.

Em 2021 a revista passou por um processo contínuo de reorganização, de forma que a Profª Dra. Anna Cecília Chaves Gomes assume como editora chefe da revista. Neste retorno se priorizou o retorno de sua antiga regularidade, uma revitalização do corpo editorial e conquista de novos indexadores para a revista.

 

Foco e escopo

A revista Empírica é um periódico científico online e gratuito que tem como objetivo apresentar apenas artigos científicos autorais e inéditos que abordem a ampla gama de temáticas na área de Administração Organizacional e Tecnologia da Informação. As áreas de concentração da revista são: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e Ciência da Computação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão avaliados por pares a partir do método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois avaliadores especialistas na área com elevada titulação acadêmica e oriundos de diferentes instituições do país e do exterior. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria como forma de garantir maior impessoalidade a avaliação.

 

Periodicidade

A revista Empírica apresenta periodicidade anual, buscando rigor em sua pontualidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes, dados e endereços informados na Revista Empírica serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


Política de arquivamento

A revista usa o PKP PN para a preservação do periódico como um todo, além do LOCKSS para armazenar os dados da revista em bibliotecas parceiras.

 

Política de Acesso

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, na busca de garantir a democratização do conhecimento científico, se configurando em um acesso livre e aberto. Desta forma, é possível utilizar os estudos disponibilizados após a publicação sem permissão prévia do editor ou autor. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação.

 

Público-Alvo

O foco da revista são atender os integrantes da área acadêmica, abrangendo alunos, pesquisadores e professores, os quais seguem as áreas da Administração Pública e de Empresas, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Turismo.

 

Indexadores:

Sobre a Formatação

Quanto ao formato da publicação a revista Empírica apresenta um template que os autores poderão realizar download e fazer a inserção do texto já no formato especificado. Neste reforça-se que o trabalho deve contar com:

  • Texto em espaçamento simples (sem recuo entre parágrafos) e fonte Times New Roman corpo 12 em todo o texto exceto em notas de rodapé, citações longas, textos e fontes de tabelas e ilustrações (estas devem vir com fonte 10);
  • Resumo e Abstract apresentando entre 100 e 250 palavras;
  • Até 5 palavras chaves e Keywords separadas por ponto;
  • Títulos centralizados em língua portuguesa e inglesa;
  • Texto justificado com recuo na primeira linha de 1,25 (exceto títulos de sessão e referências que devem ser alinhados a esquerda e acompanhando a margem da página);
  • A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida do arquivo submetido assim como da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista

 

Lembra-se ainda que todo o texto deve estar de acordo com a norma vigente da ABNT e que qualquer identificação de autoria deve ser excluída do texto regular e das propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

O resultado da avaliação do artigo será encaminhado por e-mail ao (s) autor (es) assim como constará no site da revista na área do autor.

O template pode ser acesso clicando Modelo de Publicação

Sobre os direitos autorais:

About CC Licenses - Creative Commons

 

Ao publicar na revista Empírica os autores concordam com o uso da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), usada pela revista, concordando, assim, com o acesso livre a sua obra, todavia exigindo de quem a replique que mencione a sua publicação neste periódico.

 

Padrões Éticos

É importante que as pesquisas desenvolvidas e submetidas para publicação tenham garantido os princípios éticos estabelecidos pelo COPE (https://publicationethics.org/), dentre eles destaca-se: a liberdade de participação, a integridade do participante da pesquisa e a preservação dos dados que possam identificá-lo, na busca pela confidencialidade.

Em caso de ser observado condutas antiéticas nas pesquisas desenvolvidas, caberá ao corpo editorial da revista tomar providências, com base nas seguintes diretrizes:

 

Autoplágio:

Configura-se como autoplágio “utilização dos próprios textos em apresentações ou publicações diversas sem fazer referência aos trabalhos já apresentados ou publicados (autoplágio)” (CNPQ, 2011, p. 5).

Em caso de publicação anterior do texto na integra em periódico científico (mesmo que em outra língua) a publicação não será aceita.

Para caso de trabalhos já divulgados em outros meios (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos publicados em anais de eventos científicos) a informação deverá ser indicada no momento da submissão, deixando-se claro as modificações realizadas.

Cabe ao periódico a decisão de se a publicação anterior estaria ou não impossibilitando a continuidade da avaliação do texto por parte da editora.

Plágio textual:

Todas as propostas serão verificadas via software antiplágio (Plagius e Ithenticate), autorizando-se a continuidade do processo apenas para artigos com, no máximo, 30% de reprodução textual.

Plágio conceitual:

Será exigido dos autores a clara indicação da fonte dos conceitos que norteiam a pesquisa. Devendo estas, estarem claramente indicadas de acordo com a norma vigente da ABNT. Caberá aos avaliadores a verificação da existência de conceitos oriundos de outras fontes sem a correta identificação, mesmo que redigidas de forma distinta do autor original. Uma vez que seja identificada a existência desses trechos no artigo, caberá os autores a inclusão das fontes.  

Salienta-se ainda que apenas devem ser inseridos na submissão nomes de autores que efetivamente contribuíram para a pesquisa, que, quando necessário, a aprovação no comitê de ética de pesquisa assim como a conformidade à suas exigências foram seguidas e que os conteúdos foram revisados criticamente por todos os autores estando estes responsáveis por sua acurácia e integridade.