DESAFIOS E PERCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOB A ÓPTICA DE GESTORES E PROFISSIONAIS DE TI

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2023.14188

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Ferramentas, Gerência

Resumo

O presente artigo traz à tona uma revisão literária sobre a atuação da Tecnologia da Informação (TI) acerca da utilização de mecanismos tecnológicos para a melhoria de gestões públicas, que anseiam formas de modernização e eficiência, adotando modelos e ferramentas gestoras, fugindo de uma visão tradicionalista e centralizadora de operar a máquina pública, salientando os princípios que regem qualquer administração, tais como a transparência informacional. Nesse ponto, a TI amplia o leque de opções para o gestor público, permitindo a pesquisa e a utilização de abordagens mais amplas para a solução de problemas administrativos. A metodologia utilizada para esta pesquisa exploratória concebeu-se num mapeamento bibliográfico de produções científicas que abordam o tema central do artigo, usufruindo das bases de dados do Portal de Periódicos do CAPES, Academia, Web of Science, Biblioteca Digital Brasileira, Scielo e Dissertações. A pesquisa constatou uma enorme falta de integração entre informações intersetoriais, más práticas de governança, dentre outras problemáticas que a TI tem esta função de auxílio para a melhoria da prestação do serviço público.

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Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos