SISTEMA ÚNICO DE CIDADANIA (SUC): PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA BASE DE DADOS DOS CÍVEIS

Autores

  • Ana Beatriz Machado de Oliveira Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Vitória Bernardino Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Laura Beatriz Freitas de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Sophia Helen Leiros Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2021.13267

Palavras-chave:

Sistema de informação, órgãos, integração, informação, sistema.

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal promover um Sistema Único de Cidadania (SUC), o qual se refere a um software onde serão imputadas todas as informações oficiais dos cidadãos em uma única plataforma, pois percebe-se nos órgãos públicos um grande interesse por um ambiente de integração entre Sistemas de Informação (SI 's). Com o uso destas ferramentas, eles conseguem definir estratégias de crescimento sólido, reduzir as perdas e projetar ações que possam causar grande impacto futuramente, garantindo a consistência das informações e automatizando o fluxo das informações, reduzindo a capacidade de gerar erros. Este sistema terá como função primordial integrar os bancos de dados das instituições governamentais, facilitando os processos de acesso à informação e consequentemente diminuindo o Lead Time nas operações de coleta, armazenagem e disseminação de dados, tornando o desempenho operacional e gerencial otimizado. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em um estudo documental, estruturada através de pesquisas realizadas em sítios eletrônicos de órgãos governamentais e por intermédio de entrevistas com gestores desses âmbitos públicos, a fim de se buscarem informações suficientes que subsidiam as respostas necessárias ao alcance do objetivo da pesquisa. O sistema proposto irá integrar os dados dos setores: da tributação, educação, segurança, saúde e cidadania, com o propósito de oferecer o melhor modelo de software para a população. Espera-se com isso, o mapeamento das relações e das interdependências dos serviços, e os cruzamentos de informações disponíveis, nestes. Com isso, obtendo o escopo e design do Sistema Único de Cidadania (SUC), no qual consiste, em caso de implantação, a redução de filas, burocracias e gastos, diferentemente de como acontece com os sistemas fragmentados, melhorando a qualidade do nível de serviço prestado.

Referências

FERRO, Derival Alves; NETO, Mário Ferreira. A Importância do sistema integrado de gestão empresarial para as instituições privadas ou públicas. v. 87, p. C3, 1999. Acesso em 27 ago. 2021.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informação. 4. ed. LTC: Rio de Janeiro, 1999.

O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de Sistemas de Informação. 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo, 2002.

PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs.; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.

PIRES, Rui Pena. Uma teoria dos processos de integração. 1999.

REZENDE, Denis Aleides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. 9. ed. São Paulo: Cengage, 2012.

WIZIACK, Julio (ed.). Auxílio emergencial de R$ 600 foi pago a 17 mil mortos, diz auditoria do TCU: irregularidades no pagamento do socorro financeiro atingiram 620 mil em abril. Irregularidades no pagamento do socorro financeiro atingiram 620 mil em abril. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/06/auditoria-do-tcu-aponta-17-mil-mortos-beneficiados-por-auxilio-emergencial-de-r-600.shtml. Acesso em: 22 ago. 2021.

Downloads

Publicado

09-01-2022

Edição

Seção

Artigos