ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Silvana Silva Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2018.6639

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Iniciação Científica. Campus Marabá Industrial-IFPA.

Resumo

O artigo apresenta análise do papel assumido pelas atividades desenvolvidas em Projeto de Iniciação Científica, financiado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), para o ensino-aprendizagem com ênfase para os debates geográficos. Os procedimentos metodológicos foram compostos pela revisão de referencial teórico, o acompanhamento sistemático da execução do Projeto, e aplicação de questionário com a bolsista. O conjunto de ações indicou a realização das orientações contidas nos manuais de pesquisa e a participação discente, ativa em todas as fases da pesquisa. Conclui-se, portanto que as atividades propostas no âmbito dos Projetos de Iniciação Científica, auxiliaram a inserção discente na pesquisa e na apropriação dos temas elementares da Geografia, contribuindo para estimular o processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento geográfico.

Biografia do Autor

Silvana Silva, Instituto Federal do Pará

Doutoranda em Geografia Humana-USP, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012-2014) e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, (2008-2011). Atualmente, é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal do Pará, campus Marabá Industrial. Atuou como Professora Efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Piauí e Professora Substituta na Universidade Federal do Piauí. Participa na condição de pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Regionais e Urbanos (GERUR), vinculado à UFPI. Desenvolve pesquisas relacionadas a cidade; planejamento e gestão urbanos; intervenções e impactos socioambientais urbanos; centro e centralidade urbana; métodos e técnicas de pesquisa em Geografia; metodologia e procedimentos alternativos no ensino de Geografia. Membro do corpo editorial da Revista Equador (Programa de pós-graduação em Geografia UFPI). Contato: syllsousa@hotmail.com

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Publicado

14-12-2018

Como Citar

SILVA, Silvana. ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Geoconexões, [S. l.], v. 1, p. 25–38, 2018. DOI: 10.15628/geoconexoes.2018.6639. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/6639. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS