A VIVÊNCIA, OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA OS LGBT’s: UMA ESCOLA PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.6285Palavras-chave:
Despreparo. LGBT’s. Homofobia. Escola.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de trazer em evidência e discussão as dificuldades e o despreparo por parte dos profissionais da educação, em especial os professores, em lidar com situações que envolvam alunos de orientação não heterossexual. É sabido que o Brasil tem uma realidade violenta acerca da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) bem acentuada. Tal agressividade por muitas vezes ocasiona óbitos, ocorrendo assim, por falta de informação e aceitação para com os LGBT’s. Ainda contribuindo com esse quadro, o Brasil goza de uma baixa educação referente a este tema da sexualidade. A partir dessa perspectiva do despreparo dos educadores e da comunidade escolar, propomos neste material de caráter reflexivo informacional, discutir a vivência em sala de aula, dos anos iniciais (Ensino Fundamental I e II) na rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN, sobre as dificuldades dos estudantes LGBT’s por motivos de despreparo institucional e sobre práticas homofóbicas na escola.Referências
ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas em Psicologia, v. 23, n. 3, p. 663-676, 2015.
CAVALCANTE, Francisco Brenno Soares; DA SILVA, Maria Madalena. Educar para a emancipação humana: o papel atual da escola e a busca por políticas LGBT no ambiente escolar. Revista Periódicus, v. 1, n. 2, p. 44-55, 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008.
FERREIRA, Eduarda. Questões de género e orientação sexual em espaço escolar. SILVA, Joseli Maria; SILVA, Augusto Cesar Pinheiro da. Espaço, Gênero e Poder: conectando fronteiras. Ponta Grossa: Todapalavra, p. 43-65, 2011.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Diferentes linguagens na educação geográfica da cidade do Rio de Janeiro. Revista Continente, v. 1, n. 1, p. 97-118, 2013.
SIERRA, Jamil Cabral; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Governamentalidade neoliberal e o desafio de uma ética/estética pós-identitária LGBT na educação. Educar em Revista, v. 1, n. 53, p. 35-51, 2014.
VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, n. ahead, p. 00-00, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.