O USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DA GEODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17039Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Geodiversidade, Geotecnologias, PernambucoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um software gratuito como ferramenta de apoio educacional no ensino da geodiversidade voltado para a temática das geociências, com ênfase na Geografia Física. Este software proporciona uma abordagem lúdica e didática para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, alinhado com as competências específicas da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo de Pernambuco, além de estar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. O estudo incluiu um amplo levantamento bibliográfico que explorou a integração das geotecnologias na educação básica. O Google Earth foi identificado como uma ferramenta tecnológica acessível e de fácil manuseio, com grande relevância para o ensino e aprendizagem, pois permite que os alunos realizem análises espaciais do ambiente geográfico de forma virtual. Apresenta-se como uma ferramenta didática viável em sala de aula, uma vez que, por meio dele é possível obter o perfil topográfico na compreensão das unidades morfoestruturais da paisagem, a modelagem em 3D de uma área, acesso às imagens de satélites em riqueza de detalhe, criação de polígonos para delimitação e até mesmo na categorização de uma trilha virtual. Em síntese, essa ferramenta pode contribuir de forma significativa através do viés da ludicidade, e, também, de forma científica, por meios dos conhecimentos teóricos, ao ensino da geodiversidade de um ambiente pré-definido. É importante frisar que sua utilização permite colher resultados muito satisfatórios no estímulo e na aprendizagem por parte do discente, além de transformar a sala de aula em um ambiente de muita interação e cooperação para o fomento do protagonismo juvenil.
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