A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16917Palavras-chave:
ensino de geografia, cidadania, patrimônio, educação patrimonialResumo
No contexto da Geografia escolar, as pesquisas em Educação Patrimonial são recentes e seu ensino é essencial para que os indivíduos possam valorizar e se apropriar da cultura local, fortalecendo a memória, a cidadania e a identidade regional. O município de Cuiabá tem grande potencial para a pesquisa e a Educação Patrimonial e Museal, tendo em vista a existência de dezenove museus, sítios históricos como o centro, tombado nacionalmente, sítios arqueológicos urbanos e rurais, sítios naturais, monumentos e edificações que datam desde o século XVIII e que testemunham a história da cidade. Os espaços museológicos fazem a guarda de diversos tipos de acervos, sendo que para esta pesquisa foi escolhido o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre a Educação Patrimonial, Patrimônio, Cidadania e o ensino de Geografia, além de visitas in loco para a coleta de dados. Como resultados, contextualizou o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, as salas temáticas e sugeriu um roteiro de atividades pedagógicas aos professores de Geografia, para serem realizadas com estudantes do ensino fundamental. Além desses profissionais, a proposta sugere ensinar Geografia por meio do estudo de um bem patrimonial, e pode ser realizada com indivíduos de todas as idades, que frequentam as escolas ou não, visto que a Geografia está em toda parte e pode acontecer em todos os espaços.
Referências
ARAÚJO, Glausirée Dettman de; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Visitas Guiadas e Visitas Técnicas: Tecnologia de Aprendizagem no Contexto Educacional. Revista Competência, Porto Alegre, v.7, n. 2, p. 29 - 51, 2014. Disponível em: https://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/175/196. Acesso em: 21 mar. 2023.
ECOSS. Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais. Museu de Pré-História Casa Dom Aquino. Disponível em: https://www.institutoecoss.com.br/copia-quem-somos. Acesso em: 10 out. 2021.
GRUNBERG, Evelina. Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_ManualAtividadesPraticas_m.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
HIROOKA, Suzana Schisuco. Museu de Pré História Casa Dom Aquino. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Cuiabá, n. 70, p. 239-246, 2012. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/12680930/revista-70-instituto-historico-e-geografico-de-mato-grosso. Acesso em: 10 abr. 2022.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Manual de aplicação - Programa Mais Educação. Brasília, DF: IPHAN/DAF/COGEDIP/CEDUC, 2013. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEducacao_m.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
KUHN, Radharani. 15 anos do Museu de História Natural de Mato Grosso. 2021. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/15-anos-do-museu-de-historia-natural-de-mato-grosso/?fbclid=IwAR1WX0C79w1Ph1Vda97ktva--ZeK6c897hp22BFTzgqsW2ZnXamt6-7wBXI. Acesso em: 16 abr. 2022.
MATO GROSSO. Lei Ordinária nº 10623 de 24 de outubro de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 9.653, de 06 de dezembro de 2011. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/norma-juridica/urn:lex:br;mato.grosso:estadual:lei.ordinaria:2017-10-24;10623. Acesso em: 20 nov. 2022.
MATO GROSSO. Museu de História Natural de Mato Grosso. Sustentabilidade. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 25 nov. 2022.
MEDINA, Heidy Yilibeth Bello. Quintais urbanos: Lugares na Paisagem Cultural em Cuiabá. 2022. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2022. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/3303/1/TESE_2021_Heidy%20Yilibeth%20Bello%20Medina.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO CASA DOM AQUINO. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/. Acesso em: 10 mar. 2021.
NETO, Elias. Imóvel do século 19, Casa de Dom Aquino em Cuiabá abriga Museu de História Natural de MT. G1. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/04/25/imovel-do-seculo-19-casa-de-dom-aquino-em-cuiaba-abriga-museu-de-historia-natural-de-mt.ghtml. Acesso em: 10 out. 2021.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História. v. 10, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 22 fev. 2023.
RODRIGUES, Roberto Senna; SILVA, Gabryella Rocha Rodrigues da. Utilização do QR CODE como Ferramenta de Gestão na Identificação de Espécies Arbóreas do Campus do IFPA – Bragança. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. Campina Grande/PB, 21 a 24/11/2016. Anais eletrônicos [...], Campina Grande, 2016. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2016/VI-022.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
SERPA, Ângelo. Por Uma Geografia dos Espaços Vividos: Geografia e Fenomenologia. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
SILVA, Jocenaide Maria Rosseto; ALMEIDA, Jonilken da Silva; DALLA-NORA, Giseli. Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino: espaço de educação patrimonial e museal. Aceno – Revista de Antropologia do Centro Oeste, v. 8 n. 18, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/9145. Acesso em: 20 fev. 2023.
SILVA, Jocenaide Maria Rosseto. Do Museu como Espaço ao Museu como Lugar de Múltiplas Interlocuções: os Museus Universitários e as Coleções do Povo Bororo. 2013. Tese (Doutorado em História Social) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12814. Acesso em: 06 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geoconexões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.