DIAGNÓSTICO E AÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO ESTUDANTIL NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GEOLOGIA, NA FORMA SUBSEQUENTE IFRN/CNAT
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.14703Palavras-chave:
evasão escolar, educação profissional e tecnológica, geologiaResumo
Evasão escolar é quando o estudante deixa de frequentar as aulas, quando abandona o ensino em decorrência de qualquer motivo. Infelizmente esse ato é comum no Brasil, e com a pandemia da Covid-19, essa realidade se intensificou. O trabalho tem como público-alvo os alunos do Curso Técnico em Geologia, de nível médio, na modalidade subsequente sendo oferecido unicamente no Campus Natal Central (CNAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com o objetivo de analisar as prováveis causas da evasão e estimular as reflexões que possam propor possíveis soluções, contribuindo com a melhoria do curso. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico para se ter como base e nortear o entendimento sobre o tema, analisando-se índices que poderiam efetivar as possíveis causas de evasão. A pesquisa bibliográfica e as análises sugeridas ajudaram na estrutura do formulário que foi aplicado aos alunos evadidos do período de 2012 até 2022. Sendo preparado e enviado após a busca pelos alunos ser concluída. E assim, apontar as razões recorrentes que levaram a essa evasão.
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