TRILHAS EDUCATIVAS: CAMINHOS QUE LEVAM A NOVOS CONHECIMENTOS NO GEOPARQUE SERIDÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.14680Palavras-chave:
Geoparque Seridó, turismo pedagógico, Educação, roteiro educativoResumo
É mundialmente reconhecida a importância dos geoparques como estratégias de conservação do meio ambiente, de fomento das atividades econômicas no entorno e principalmente, a propagação dos conhecimentos relacionados, especialmente no que diz respeito às geociências, através do turismo pedagógico, que é um bom exemplo de educação informal. No entanto, devido ao desconhecimento e, muitas vezes, a desvalorização da geologia, torna-se necessária a implementação de programas educativos que possam nortear os professores no uso mais eficiente dessa geodiversidade, e fazer o paralelo dos conteúdos presentes nos geoparques com os que originalmente seriam ministrados em salas de aula (educação formal). Essa união da educação formal e informal se torna cada vez mais viável, podendo significar um avanço na eficiência do ensino uma vez que os índices de rendimento acadêmico do Rio Grande do Norte vêm se mostrado insatisfatórios. O objeto do estudo foi a criação de um Guia Educativo focado especificamente no Geoparque Seridó/RN, que possui um total de 21 geossítios. Foram levantadas informações sobre eles através de reportagens, artigos e principalmente, visitas, sempre imaginando os temas abordáveis, dinâmicas, bem como as dificuldades na condução dos alunos, de locomoção, e de inclusão. Tudo isso com a finalidade de elaborar os roteiros educativos que consigam orientar aos professores e possam funcionar como uma nova via de transmitir o conhecimento. O roteiro já está pronto e deve entrar em circulação ainda em 2023 através do meio digital.
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