Editorial

Autores

  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN
  • Malco Jeiel de Oliveira Alexandre IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4715

Resumo

Esta quarta edição da Revista Geoconexões traz os seguintes artigos: Mobilidade Urbana: uma análise dos problemas de infraestrutura na Avenida João Medeiros Filho em Natal-RN dos autores Antônio Francisco dos Santos Junior e Gerson Gomes do Nascimento ambos do IFRN na qual os autores afirmam que na atualidade a mobilidade urbana se apresenta como um dos principais desafios das cidades que apresentam um considerável crescimento demográfico. O planejamento urbano por sua vez é peça chave do poder público para que seja oferecida uma mobilidade urbana de qualidade a população nas médias e grandes cidades no Brasil fato que em Natal não se mostra de forma diferente. O segundo artigo intitulado A Teia de relações na escola e o fazer-pensar no ensino de geografia do professor Thiago Augusto Nogueira de Queiroz (IFRN) se constitui no resultado de uma observação, descrição e análise realizada nas disciplinas “Estágio Supervisionado de Formação de Professores I” e “Estágio Supervisionado de Formação de Professores II”, em uma experiência vivenciada na Escola Estadual Nestor Lima – Natal – RN, no ano de 2013 na qual analisa a prática educativa desenvolvida a partir da teia de relações da referida escola. Os Circuitos da economia urbana na feira livre do mercado central de Ceará-Mirim – RN dos autores Renata de Sousa Maranhão e Thiago Augusto Nogueira de Queiroz ambos do IFRN complementam esta edição da revista. Nele, os autores evidenciam como o atual período técnico-científico-informacional é caracterizado pela existência de elementos do circuito superior da economia urbana. Contraditoriamente, neste período há objetos geográficos do circuito inferior, tais como, os mercados públicos e as feiras livres. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância cultural e econômica da feira livre do Mercado Central de Ceará-Mirim e os conflitos políticos que a envolvem.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Malco Jeiel de Oliveira Alexandre, IFRN

Possui Doutorado em Geografia pela Universidad Autonoma de Madrid (2014). Máster en Planificación y Desarrollo Territorial Sostenible pela Universidad Autonoma de Madrid (2010). Mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Especialização em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Campus Central Natal, Brasil.

Downloads

Publicado

16-06-2016

Como Citar

NASCIMENTO, Gerson Gomes do; ALEXANDRE, Malco Jeiel de Oliveira. Editorial. Geoconexões, [S. l.], v. 1, p. 1–1, 2016. DOI: 10.15628/geoconexoes.2016.4715. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/4715. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL