GEOPROCESSAMENTO APLICADO A GESTÃO TERRITORIAL URBANA DE PEDRO VELHO/RN

Autores

  • Laís Ariane M. Barbosa Correia PRODEMA/UFRN
  • Maria Luiza Medeiros Galvão
  • André Luis Calado Araújo Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN Campus Natal Central.

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2648

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Gestão do Território, Lagoa de Estabilização, Pedro Velho/RN

Resumo

Consta no trabalho breve discussão acerca do uso do geoprocessamento aplicado à gestão do território, particularizado como estudo de caso a Lagoa de Estabilização localizada na cidade de Pedro Velho (Rio Grande do Norte/ Brasil). Apresenta uma síntese dos resultados, quanto à condição da lagoa da cidade, identificados pelo projeto “O uso de geoprocessamento aplicado à gestão de lagoas de estabilização no Rio Grande do Norte (Brasil)” no ano de 2010. Tais resultados indicam contradição técnica, quanto à eficiência do sistema de tratamento de esgoto, uma vez que ao diferenciar as amostras que atestam a adequabilidade da água em bruta e filtrada, verifica-se que estão em desacordo o que estabelece a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), para operação das lagoas. A discussão apresentada está embasada nos conceitos de Geoprocessamento - Silva (2007), Camargo (1997), Polidoro & Barros (2010), Fitz (2008); Planejamento e Gestão Territorial - Clementino (2008), Carlos (2007); e Território - Santos (1994); contemplando ainda breves considerações acerca das Lagoas de Estabilização em Andrade (2006) e Araújo (et al, 2011).

Biografia do Autor

Laís Ariane M. Barbosa Correia, PRODEMA/UFRN

Licenciada em Geografia. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PRODEMA/UFRN

Maria Luiza Medeiros Galvão

Professaora e mestre em Geografia e Meio Ambiente. Lotação: DIAC/Campus Natal Central.

André Luis Calado Araújo, Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN Campus Natal Central.

Doutor em Engenharia Civil. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.  IFRN Campus Natal Central.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

CORREIA, Laís Ariane M. Barbosa; GALVÃO, Maria Luiza Medeiros; ARAÚJO, André Luis Calado. GEOPROCESSAMENTO APLICADO A GESTÃO TERRITORIAL URBANA DE PEDRO VELHO/RN. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 44–50, 2014. DOI: 10.15628/geoconexoes.2015.2648. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/2648. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS