LINGUAGENS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: USOS E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

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DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17511

Mots-clés :

tecnologias na educação, ensino de geografia, formação de professor

Résumé

A familiarização com as ferramentas digitais, desde o processo de formação docente, é crucial para o desenvolvimento de profissionais autênticos, sobretudo, no século da informação. Deste modo, este artigo busca apresentar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDIC’s como ferramentas didáticas, a partir de experiências desenvolvidas com estudantes do curso de Geografia da UEPB/CH, na construção de uma Educação Geográfica significativa. Essa investigação foi construída por meio de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, na qual, além da construção teórica, deu-se mediante a realização de uma oficina pedagógica com os graduandos do componente curricular de Seminários Temáticos, no período 2023.2. Como resultados, evidenciou-se durante a oficina a existência de inúmeras alternativas metodológicas que podem corroborar com o saber-fazer docente e com a construção significativa da Educação Geográfica, através de aplicativos e sites como: Landscap´Ar, True World Maps, Solar System Scope, Mentimeter, Padlet, World Box e outros. Além disso, foi ampliado o conhecimento e percepção dos graduandos do curso de Geografia da UEPB/CH, quanto ao aproveitamento das tecnologias digitais de maneira dinâmica e criativa, mediante seus usos, finalidades e os desafios para a formação docente. Por fim, é importante frisar que a inserção destas ferramentas, desde o início da formação, amplia o repertório docente, favorece o planejamento e fornece experiências singulares para a construção de professores de Geografia.

Bibliographies de l'auteur

Samara Anselmo de Albuquerque, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB/CH. Especializando-se em Geografia Escolar pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte-UERN. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UEPB/FAPESq) na cota 2022-2023 e monitora externa do IX Congresso Nacional de Educação, no ano de 2023. Desenvolve pesquisa na área do Ensino de Geografia, Educação Geográfica, Tecnologias e Metodologias de Ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geográfica – GPSEG/UEPB.

Juliana Nóbrega de Almeida , Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Geografia pelo PPGEO/ UFPE. Mestre em Geografia pelo PPGG/UFPB. Especialista em Análise e Gestão Ambiental pela UEPB. Licenciada em Geografia pela UEPB. Professora Adjunta B da UEPB/Guarabira. Professora do Programa de Pós Graduação em Formação de Professores PPGFP/UEPB (Mestrado). É líder do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geográfica- GPSEG/UEPB/CH. Atua na área de Ensino de Geografia, Estágio Curricular, Metodologia do Ensino de Geografia, Geografia da Inclusão e Educação Geográfica.

Ramon Santos Souza, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba - PPGG/UFPB. Licenciado Pleno em Geografia formado pela UEPB, CH, Campus III e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIESP Centro Universitário. Atualmente é professor substituto do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, CH, Campus III. Tem experiência na área de Geografia Física, Meio Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica.

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30/12/2024

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ANSELMO DE ALBUQUERQUE, Samara; NÓBREGA DE ALMEIDA , Juliana; SANTOS SOUZA, Ramon. LINGUAGENS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: USOS E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 325–350, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17511. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17511. Acesso em: 15 janv. 2025.

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