EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16827Mots-clés :
Geografia do Semiárido, Ensino de Geografia, Educação Contextualizada, Metodologias AtivasRésumé
O debate acerca da Geografia do Semiárido pressupõe a adoção de práticas didático-pedagógicas centradas na Educação Contextualizada, a qual pode ser aprimorada através do uso de metodologias ativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a partir dos direcionamentos teórico-metodológicos advindos da Educação Contextualizada, objetiva-se evidenciar de que maneira a utilização de metodologias ativas potencializa o ensino de Geografia do Semiárido. Para tanto, parte-se de um relato de experiências realizadas ao longo de três anos no componente curricular de Estudos Regionais do Semiárido, ministrado no curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. Os dados analisados demonstram o potencial advindo do uso de metodologias ativas direcionadas ao ensino de Geografia do Semiárido, tomando como base os princípios da Educação Contextualizada. Observou-se que a adoção de metodologias ativas no ensino de Geografia do Semiárido contribuiu com a formação discente e com a melhoria do ensino-aprendizagem, de modo a estimular a realização de atividades que possibilitaram inovações metodológicas ativas, contextualizadas e de qualidade.
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