PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA (PAR) PARA O USO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DE RIOS DA ZONA DE TRANSIÇÃO AMAZÔNIA-CERRADO

Auteurs

  • Marcos Vinicius Lima de Sousa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Juciana da Conceição Birino de Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Silas Nogueira de Melo Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Swanni T. Alvarado Universidad Nacional de Colombia (UNAL)

DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14995

Mots-clés :

uso da terra, Protocolo de Avaliação Rápida, Rio Una, Maranhão

Résumé

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de uso e a cobertura da terra segundo o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR) em cinco pontos do Rio Una. Este método foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos encontrados no mundo, de modo que sejam levantadas informações qualitativas e a partir daí seja realizado um diagnóstico ambiental do meio em que se encontra o rio. A área de estudo está situada na zona de transição Amazônia-Cerrado, no estado do Maranhão. A metodologia proposta é baseada em Callisto et. al (2002), onde permite a verificação rápida baseada na observação do ambiente e na pontuação de parâmetros encontrados no rio, classificando-o assim em “impactados”, “alterados” e “naturais”. Com base a aplicação, os pontos avaliados são bem preservados pela comunidade local, considerados assim como “naturais”, apesar da intensificação de atividades domésticas, aberturas de áreas para criação de animais e o turismo.

Bibliographies de l'auteur

Marcos Vinicius Lima de Sousa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui bacharelado em geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2022). Atuou como bolsista de extensão (UEMA) no estudo que mapeou casos de violência contra a mulher no município de São Luís (MA) (2018-2019). Participou como bolsista de iniciação cientifica (CNPq) no projeto que analisou o uso e cobertura e os conflitos existentes na região de planejamento do Baixo Munim (MA) (2020-2021). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) - UEMA. Atualmente cursa doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2024) sob orientação do Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias. Tem experiencia na área de geoprocessamento, sensoriamento remoto e classificação de uso cobertura da terra.

Juciana da Conceição Birino de Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com a realização de intercâmbio na Universidad Nacional da Colômbia (UNAL). É pesquisadora do Grupo de Estudos da Amazônia Oriental (GEOAMAZON) e do Grupo de Pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território (GeoGet). Tem experiência em Geoprocessamento, Cartografia e Sensoriamento Remoto.

Silas Nogueira de Melo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Licenciado (2009) e Bacharel (2011) em Geografia pela UNESP - Rio Claro, SP. Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro, SP. Doutorado (2017) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Superintendente de Relações Internacionais da UEMA desde 2023. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da UEMA (2020-2024). Coordenador do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (LABSRGeo) da UEMA. Possui experiência nas áreas de Pesquisa Interdisciplinar, Análise Espacial, Conflitos Socioambientais e Criminalidade. Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território (GEOGET) e Grupo de Estudos da Amazônia Oriental (GEOAMAZON), ambos certificados pelo CNPq.

Swanni T. Alvarado, Universidad Nacional de Colombia (UNAL)

Minha pesquisa em ecologia (desde a graduação até o doutorado) tem se concentrado na biologia da conservação: proteção do meio ambiente e restauração ecológica. Minha experiência na pesquisa foi realizada principalmente em ambientes tropicais em países em desenvolvimento (Colômbia, Madagascar e Brasil), mas também em ambientes mediterrâneos (estepe mediterrânea, planície de Crau na França). No início da minha carreira, minha pesquisa em ecologia fundamental e aplicada, portanto, teve como objetivo compreender os efeitos dos distúrbios (por exemplo, fogo e pastagem) nas comunidades e populações de plantas com o objetivo de propor e avaliar protocolos para restaurar ecossistemas degradados. Posteriormente, como um pós-doutoranda (no Brasil, África do Sul e França), desenvolvi minha pesquisa na linha da ecologia do fogo, estudando sua dinâmica espacial e temporal em várias escalas (local, regional e global), bem como a dinâmica da vegetação, atuando principalmente em savanas tropicais. Atualmente, estou usando uma variedade de abordagens, incluindo modelagem, geoprocessamento, sensoriamento remoto e experimentos de campo, para realizar análises espaciais que integram a ocorrência de incêndios na interação homem-ambiente, usando métodos quantitativos para avaliar as mudanças nos regimes de fogo causadas por variações climáticas, mudanças no uso da terra, gestão de áreas protegidas e atividades humanas.

Références

ALMEIDA, Renata Corrêa. O polo Munim como atrativo turístico: análise da importância da cidade de Morros, 2017. 52 p. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/1927/1/Renata%20Corr%C3%AAa%20Almeida.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2022.

ALVES, André Campos; FREITAS, Ingrid Silva de; SANTOS, Mayara Queiroz dos. Análise multitemporal da expansão urbana da cidade de Manaus, Amazonas, utilizando imagens de satélite. Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 305 - 317, maio. 2020. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.802

ANA - Agência Nacional De Águas. Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil. 2019.

BERSOT, Myrella Rodrigues de Oliveira Bizzo; MENEZES, Juliana Magalhães; ANDRADE, Sandra Fernandes de. Aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR) na bacia hidrográfica do rio Imbé–RJ. Ambiência Guarapuava (PR), v. 11, n. 2, p. 277-294, 2015.

BIZZO, Myrella Rodrigues de Oliveira; MENEZES, Juliana; ANDRADE, Sandra Fernandes de. Protocolos de avaliação rápida de rios (PAR). Caderno de Estudos Geoambientais-CADEGEO, 2014.

BONINI, Isabelle. Transição Amazônia-Cerrado: desmatamento e colapso do ciclo hidrológico. Tese de doutorado (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, 2019.

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o novo código florestal brasileiro. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/L12651compilado.htm. Acesso em: 21 de out. de 2022.

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2003. (Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, v.1).

CARVALHO, Newton de O. Hidrossedimentologia prática: Interciência. 2ª ed., rev., atual. e ampliada. Rio de Janeiro, 2008.

CASTANHEIRA, Luiz Artur. Estudo das mudanças de uso e cobertura da terra no parque nacional da serra do cipó e entorno no período de 1989 a 1999. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, p. 147, 2010.

CASTRO, Jhon Linyk Silva; FERNANDES, Lucas da Silva; FERREIRA, Kyanna Elizandra de Jesus, TAVARES, Marijara Serique Almeida; ANDRADE, Janael Brunno Leão de. Mata ciliar: Importância e funcionamento. In: VIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2017.

CALLISTO, Marco; FERREIRA, Wander; MORENO, Pablo; GOULART, Michael; PETRUCIO, Maurício Mello. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividade de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia, 2002.

CAMPAGNOLO, Karla et al. A influência da vegetação na estabilidade de encostas com ênfase em margem de rio. Encontro Nacional de Desastres. Porto Alegre: ABRHidro, 2018.

COSTA, Elna Lucilia Santos Corrêa. Indicadores de qualidade hídrica superficial como subsídio á gestão de recursos hídricos: o caso da sub-bacia do rio Una, Maranhão. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual do Maranhão, 2022.

COSTA, J. A. L. Avaliação de dados de radar do sensor SAR-R99B no mapeamento do uso e cobertura da terra na Amazônia Central, município de Manaus, AM. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Bioma Cerrado, 2021. Disponível em: <https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/bioma-cerrado>. Acesso em: 15 de nov. de 2022.

FEITOSA, Antonio Cordeiro; TROVÃO, Ribamar. Atlas escolar Maranhão: espaço Geo-histórico e Cultural. João Pessoa, PB: Grafset. 200 p. il. color. : 27 cm. ISBN 8587872354.

MARANHÃO. Constituição do estado do Maranhão, de 5 de out. de 1989. Disponível em: http://legislacao.al.ma.gov.br/ged/constituicao-estadual/detalhe.html;jsessionid=Rj88MNzS180mYNXennreyNOdHiHl3rfR2zXOJeWX.intranet?dswid=-2266. Acesso em 10, out de 2022.

MARTINS, Raymara Fernanda Dutra. Alterações Socioambientais na Micro Bacia do Rio Una em Morros, MA. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís. Anais XVIII ENG, 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467683352_ARQUIVO_ALTERACOESSOCIOAMBIENTAISNAMICROBACIADORIOUNAEMMORROS.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2022.

MEDEIROS, Rafael Brugnolli; SANTOS, Luiz Carlos Araújo dos; BEZERRA, José Fernando Rodrigues; SILVA, Quésia; MELO, Silas Nogueira de. Vulnerabilidade Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Buriticupu, Maranhão-Brasil: o Relevo como Elemento Chave. Sociedade & Natureza, v. 35, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v35-2023-66679

OLIVEIRA, Eline dos Santos; VELOSO, Julia Helena Passos; ROSSONI, Hygor Aristides Victor. Aplicação do protocolo de avaliação rápida (par) na caracterização da qualidade ambiental de pontos do Rio Piumhi, Minas Gerais-Brasil. ForScience, v. 9, n. 2, p. e00968-e00968, 2021. DOI: https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e968

RIBEIRO, Ivana Alves da Cunha. Tecnologia de nanobolhas no controle de odor de águas superficiais poluídas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2021.

SANTOS, Leovigildo Aparecido Costa; BATISTA, Antônio Carlos; NEVES, Cinthia Ohana Marques; CARVALHO, Edmar de; SANTOS, Micael Moreira; GIONGO, Marcos. Análise multitemporal do uso e cobertura da terra em nove municípios do Sul do Tocantins, utilizando imagens Landsat. Revista Agro@mbiente on-line-line, v. 11, n. 2, p. 111-118, 2017. DOI: https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i2.3915

SILVA, Carlos Fabricio Assunção; JÚNIOR, Pedro Monteiro de Almeida; MELO, Silas Nogueira de; RUDKE, Anderson Paulo; JÚNIOR, Pedro Monteiro de Almeida. Spatial modelling of deforestation-related factors in the Brazilian semi-arid biome. International Journal of Environmental Studies, p. 1-20, 2022.

SILVA, Simone Cristina de Oliveira; BASTOS, Jorge Henrique Martins; GONÇALVES, Márcia Fernanda Pereira; FEITOSA, Antônio Cordeiro. Alterações ambientais relacionadas ao desenvolvimento do turismo na bacia do rio Una em Morros MA, 2003. Disponível em: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/4/1/100.pdf. Acesso em 10, out de 2022.

SILVA, J. G. S. da; SUTIL, T.; MENEGASSO, J. D.; LADWIG, N. I. Briefing geohistórico dos estudos de cobertura e uso da terra no planejamento e na gestão territorial. In: LADWIG, N. I. (Org.). Planejamento e gestão do território e da paisagem. Ponta Grossa - Paraná: Editora, 2022. DOI: 10.22533/at.ed.238221909. ISBN: 978-65-258-0523-8. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.2382219091

SIMÕES, Aila Nunes; QUEIROZ, Paulo Valdenor Silva de; MACIEL, Katiane. Projeto de reflorestamento da Mata Ciliar no Ribeirão das Cruzes no Município de Araraquara-SP para fins de mitigação de erosão, 2020.

SOUZA, Juciana da Conceição Birino de; MELO, Silas Nogueira de; SOUSA, Marcos Vinicius Lima de; ALVARADO, Swanni Tatiana; SILVA, Fabrício Sousa da. Mudança de uso e cobertura da terra na Região de Planejamento do Baixo Munim (Maranhão) entre os anos de 1985 e 2019. Caderno de Geografia, v. 33, n. 72, 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2023v33n72p131

Téléchargements

Publiée

30/06/2024

Comment citer

SOUSA, Marcos Vinicius Lima de; SOUZA, Juciana da Conceição Birino de; MELO, Silas Nogueira de; ALVARADO, Swanni T. PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA (PAR) PARA O USO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DE RIOS DA ZONA DE TRANSIÇÃO AMAZÔNIA-CERRADO. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 64–81, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14995. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14995. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS