A produção da viscosidade do território: uma análise sobre o sistema de transporte do estado do Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Anderson Araújo Rocha Mestrando em Geografia pela UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2019.3515

Palabras clave:

Sistema de Transporte, Circulação, Rio Grande do Norte

Resumen

A densidade viária (fluidez efetiva) e infoviária (fluidez virtual) indicam a capacidade de circulação no território. Em países de grande extensão territorial, a concentração da infraestrutura do sistema viário e sua tecnificação geram diferenciação de áreas, dotando certos subespaços de maior fluidez de mercadorias, pessoas e capitais do que outros. Assim, se a fluidez territorial é produzida, então também a viscosidade territorial resulta de intencionalidades sobre o território. Assim, a proposta deste estudo é de analisar a densidade e tecnificação dos principais modais de transportes presentes no estado do Rio Grande do Norte. A base metodológica desse estudo segue a proposta da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Aponta-se um quadro de precariedade dos sistemas de transporte do estado e da escassez de integração entre eles, reforçando assim a viscosidade do território potiguar.

Biografía del autor/a

Anderson Araújo Rocha, Mestrando em Geografia pela UFRN

Licenciado em Geografia pelo IFRN
Especialista em Educação AMbiental Urbana pela ESAB
Mestrando em Geografia pela UFRN

Publicado

24/06/2019

Cómo citar

ROCHA, Anderson Araújo. A produção da viscosidade do território: uma análise sobre o sistema de transporte do estado do Rio Grande do Norte. Geoconexões, [S. l.], v. 1, p. 18–28, 2019. DOI: 10.15628/geoconexoes.2019.3515. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/3515. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS