INFRAESTRUTURA VERDE EM CIDADES MÉDIAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO: ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16176

Palabras clave:

Palavras-chave: Arborização urbana; Cidades Sustentáveis; Agricultura Urbana.

Resumen

O objetivo do trabalho consistiu em realizar uma análise da atuação do município de Mossoró-RN na implantação de infraestrutura verde ao longo do ano de 2022, que teve o Programa Mossoró Verde (PMV) como principal Política Pública para impulsionar as ações. O presente estudo se baseou em análise bibliográfica para embasamento teórico, além da análise documental de materiais de planejamento das ações do PMV dos relatórios mensais de ação e das planilhas de controle de plantio de mudas do programa, além de ser pesquisa participante e contar com a aplicação de questionário ao longo das ações para traçar o perfil dos participantes. Ao longo de 2022 foram distribuídas ou implantadas 19.551 mudas, onde as ornamentais foram as mais procuradas pela população e implantadas pelo município. O PMV contou com parcerias importantes na sua implantação, desde organizações da sociedade civil, escolas e empresas locais. O plantio e a doação de mudas ficaram como as duas principais destinações por parte do município. As ações puderam ser divididas em três tipos principais, sendo elas: plantio em equipamentos públicos ou instituições, doação de mudas para a população e realização de palestras. Quanto à percepção da população, pode-se afirmar que existe um claro interesse nas ações desenvolvidas, mas alguns aspectos precisam ser trabalhados, como o interesse por plantas nativas. O PMV abre caminho para ações mais intensas de arborização da cidade de Mossoró, mas precisa ter sua continuidade garantida para que se aumente o quantitativo de infraestrutura verde na cidade.

 

Biografía del autor/a

Zildenice Matias Guedes Maia, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-Doutoranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGTAS/UFERSA; Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014-2018); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013); Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-graduação (2010); Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Líder em Cidades Inteligentes (instituto Smart Citizen - 2023). É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Rurais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabRural). Professora de Meio Ambiente, e atualmente está vinculada ao IFRN/Ipanguaçú como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Líder pela Rede de Ação Política para a Sustentabilidade (RAPS). Atuou como Gerente Executiva de Educação Ambiental no Município de Mossoró-RN (2021-2022), e coordenadora geral dos Programas Mossoró Verde, Embaixadores e Juventude Sustentável, Programa RN+Limpo em Mossoró-RN. Integrou o Comitê Municipal de Educação Ambiental. Atua nas linhas de pesquisa: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Políticas Públicas; Agroecologia; Pobreza e Desigualdade Social.

Enaira Liany Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ao longo da graduação, desenvolveu pesquisas em diferentes eixos e projetos de extensão de Educação Ambiental voltados para resíduos sólidos. Produziu a monografia na temática de Arborização Urbana e Políticas Públicas. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem interesse e desenvolve pesquisa na área de Gestão Ambiental Urbana, com ênfase em: Agricultura Urbana, Políticas Públicas e Cidades Sustentáveis.

Elis Regina Costa de Morais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) - 1995, Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 1999 e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Capina Grande (UFCG) - 2006. Professora titular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), atualmente é docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS/UFERSA) atuando nas linhas de pesquisa e extensão com Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais do Semiárido e Desenvolvimento e Sustentabilidade de Organizações e Comunidades no Semiárido, orientando nos temas energias renováveis, aproveitamento de resíduos, recuperação de áreas degradadas, crescimento de espécies nativas da caatinga, gestão ambiental de áreas degradadas, educação e sustentabilidade ambiental. Responsável técnica pelo Laboratório de Hidrogeoquímica Ambiental. Membro da rede de pesquisadores do Observatório da Energia Eólica (http://www.observatoriodaenergiaeolica.ufc.br/), coordenado pelos professores Adryane Goraye e Jeovah Meireles da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Prof. Dr. Christian Brannstrom (Texas AM University System). Membro do Projeto BRASILE, aprovado pelo Programa ERASMUS e desenvolvido em parceria entre 04 Universidades Brasileiras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade federal do Ceará e Universidade Federal Rural do Semi-Árido) e a Università di Cagliari (UniCA)-Itália.Atualmente coordeno cinco projetos de pesquisa e um projeto de extensão. Na pesquisa destaco o projeto Socioambiental Dinâmica: Relação entre Assentamentos Rurais e Áreas de Proteção Integral no Semiárido Brasileiro, que está sendo financiado, outorgado e executado, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior Pessoal (CAPES), e tem como objetivo investigar a dinâmica socioambiental presentes no semiárido brasileiro, através da compreensão de complexos relações de conflito entre comunidades rurais e áreas protegidas. E em extensão, o projeto Educação Ambiental na construção do conhecimento e preservação do meio ambiente: Interação Extensão Universitária - Escola - Comunidade, que visa contribuir para o processo de melhoria contínua de uma comunidade sustentável visando a implementação de ferramentas de educação.

Sarah Rosannia Medeiros de Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Minha pesquisa de mestrado foca na avaliação da eficiência, eficácia e efetividade de projetos de educação ambiental em unidades de conservação, com especial interesse na Unidade de Conservação Estadual Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte. Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, conservação, educação em solo e fauna.

Ocimara Fernandes Negreiros Oliveira

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (UERN, 2022). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino. Cursando Especialização em Liderança e Gestão Organizacional (Faculdade Católica do Rio Grande do Norte), Especialista em Finanças e Planejamento Empresarial (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2014), Cursando especialização em Liderança e Gestão Organizacional (Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Atual), Graduada em Administração de Empresas (Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, 2010), possui vasta experiência na área Administrativa e Contábil (RH/Setor Pessoal). Atua como Diretora do Centro de produção de mudas da Prefeitura de Mossoró-RN, Palestrante pela empresa Gvitta educação em saúde. Participo de ações filantrópicas trabalhando temas como cuidados com meio ambiente, estimulação infantil e inclusão. Exerceu função como Professora de curso técnico na Universidade Potiguar (2013/ 2019). Atuou como Coordenadora pelo programa da UFRN-EAJ- PRONATEC Mulheres Mil (2016/ 2017). Lecionou pela UFRN-EAJ Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) (2014/ 2016). Trabalhou na empresa 3 Irmãos Materiais para construção (2012/ 2016), nas atividades Administrativas de Relações Humanas/Setor Pessoal, responsável por agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Exerceu atividade de Responsável pelo Setor Pessoal de mais de 20 empresas no escritório ZN Contabilidade (2009/ 2012).

Citas

ADLER, F.R; TANNER, C.J. Ecossistemas Urbanos: princípios ecológicos para o ambiente construído. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

ALBERTIN, Ricardo Massulo et al. Arborização de acompanhamento viário e parâmetros de ocupação do solo: método para levantamento de dados qualiquantitativos. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 12, e20190092, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/urbe/v12/2175-3369-urbe-12-e20190092.pdf Acesso: 20 Dez 2020

ALBUQUERQUE, Marina Macêdo Gomes. A Arborização Urbana como uma política pública sustentável: um estudo do plano de arborização de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, 2018.

BARONA, Camillo Ordónez et al. Trends in Urban Forestry Research in Latin America & The Caribbean: A Systematic Literature Review and Synthesis. Urban Forestry & Urban Greening, Volume 47, January 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1618866719303619 Acesso: 13 Dez 2020

BRASIL. Constituição da República Federativa de 1988. Brasília: Distrito Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso: 20 Mar 2020

BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 6.938. Institui a Política Nacional de Meio Ambiente. Brasília: Distrito Federal, 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm Acesso: 20 Mar 2020

BRASIL. Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm Acesso: 05 Abr 2020

CAVALHEIRO, F.; NUCCI, F. C.; GUZZO, P.; ROCHA, Y. T. Proposição de Terminologia para o Verde Urbano. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 7, n. 3, jul/set., 1999. Disponível em: https://tgpusp.files.wordpress.com/2018/05/cavalheiro-et-al-1999.pdf Acesso: 1 Jan 2022

CORMIER, N. S.; PELLEGRINO, P. R. M. Infraestrutura Verde: uma estratégia paisagística para a água urbana. Paisagem e Ambiente, v. 25, p. 127142, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105962 Acesso: 10 Dez 2022

COSTA, J. R. S.; FARIAS, D. T.; BOTREL, R. T. Levantamento da população arbórea em bairro recém-planejado de Mossoró-RN. Agropecuária Científica no Semiárido, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/1110 Acesso: 30 Ago 2020

DUARTE, Taíse Ernestina Prestes Nogueira et al. Reflexões sobre a arborização urbana: desafios a serem superados para o incremento da arborização urbana no Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá (PR), v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/5022 Acesso: 1 Jun 2022

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Contagem da população 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/mossoro/panorama. Acesso: 25 set. 2023

MOSSORÓ. Lei nº 2.702 de 10 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Arborização no município. Disponível em: http://leismunicipa.is/kprfi Acesso: 20 Mar 2022

MOSSORÓ. Programa Mossoró Verde: 2021-2024. Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos - SEIMURB. Mossoró, Rio Grande do Norte, 2021.

PELLEGRINO, Paulo; MOURA, Newton Becker. Estratégias para uma infraestrutura verde. Barueri-SP: Manole, 2017. 311 p.

RODRIGUES, Cecília Barreto et al. Instrumentos de gestão ambiental em municípios do semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 5, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53305/1/2016_art_cbrodrigues.pdf Acesso: 20 Ago 2020

RODRIGUES, J. P. B. Análise do uso e ocupação do solo no município de Mossoró/RN no período de 1998-2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró/RN, 2021. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/ppgeo-dissertacoes/arquivos/3645dissertaa%C2%A7a%C2%A3o_j_p.pdf Acesso: 12 Jan 2022

SANTOS, P. C. da S. et al. Avaliação Ambiental do Parque Municipal Maurício de Oliveira, Mossoró/RN. Revista Brasileira de Arborização Urbana, v. 12, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revsbau/article/view/63566 Acesso: 20 Set 2020

SANTOS, J. P. S. dos et al. Distribuição e análise dos processos de dispersão de árvores do gênero Prosopis nas áreas de proteção permanente da área urbana do município de Mossoró/RN. Revista Geotemas, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/view/3447 Acesso: 20 Ago 2020

SANTOS, M. F. N. dos; ENOKIBARA, M. Infraestrutura verde: conceitos, tipologias e terminologia no Brasil. Paisagem e Ambiente: Ensaios, v. 32, n. 47, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/174804/171553 Acesso: 10 Jan 2022

Publicado

30/12/2024

Cómo citar

MAIA, Zildenice Matias Guedes; SANTOS, Enaira Liany Bezerra dos; MORAIS, Elis Regina Costa de; LIMA, Sarah Rosannia Medeiros de; OLIVEIRA, Ocimara Fernandes Negreiros. INFRAESTRUTURA VERDE EM CIDADES MÉDIAS DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO: ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 187–201, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16176. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16176. Acesso em: 15 ene. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS