PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO PRESCRITAS NO PERIÓDICO BOLETIM GEOGRÁFICO (1943 – 1946)

Autores/as

  • Maria Vitória Ferreira Dias Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Angélica Mara de Lima Dias Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14651

Palabras clave:

formação docente, geografia escolar, periódicos especializados

Resumen

Este artigo propõe apresentar as Tertúlias Geográficas e o Curso de Inverno como aspectos formativos para o professor de Geografia através do periódico Boletim Geográfico, intencionando uma melhor atuação no ensino secundário, durante a década de 1940. O início do recorte temporal marca o período ditatorial imposto por Getúlio Vargas, assinalado por efervescências políticas e sociais. Nesse contexto, a educação se caracterizou como ponto basilar, mais precisamente o ensino de Geografia, que ficou a cargo de renovar a mentalidade da sociedade, focalizando no conhecimento nacional e o estímulo incansável do sentimento patriótico. Para alcançar estes objetivos, a Geografia moderna teria que ocupar o espaço da Geografia tradicional, dando ênfase às novas maneiras de realizar o processo de ensino e aprendizagem, essencialmente no ensino secundário, nível escolar escolhido para trabalhar os ideais do aparelho administrativo governamental em padrões abalizados. Dessa forma, estratégias foram sinalizadas para enriquecer a formação do professor de Geografia, a exemplo do Boletim Geográfico, periódico criado através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para espacializar diversos aspectos geográficos, além de leis, diretrizes e prescrições metodológicas para o ensino secundário. A partir das publicações do periódico supracitado, obtivemos informações importantes acerca das orientações modernas para a aplicação do ensino de Geografia no nível escolar secundário através das temáticas difundidas no Curso de Inverno e as discussões e debates das Tertúlias Geográficas, originados para promover uma formação de maior qualificação para os graduandos, fornecendo suporte metodológico, a fim de modernizar o ensino de Geografia.

Biografía del autor/a

Maria Vitória Ferreira Dias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III e membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Geografia Escolar. 

Angélica Mara de Lima Dias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III e líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Geografia Escolar.

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Publicado

30/06/2024

Cómo citar

DIAS, Maria Vitória Ferreira; DIAS, Angélica Mara de Lima. PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO PRESCRITAS NO PERIÓDICO BOLETIM GEOGRÁFICO (1943 – 1946). Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 28–45, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14651. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14651. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS