A CONTRIBUIÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO NA PROMOÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14942Keywords:
Ensino de geografia, meio ambiente, consciência ambientalAbstract
Diante da atual problemática mundial evidenciada pelo sistema capitalista de exploração, maximizada pela globalização pós década de 1970, o mundo torna-se mais objetificado, mantendo uma relação desarmônica entre homem/meio que propicia o surgimento de diversos problemas. Diante desse cenário alarmante, torna-se necessário a discussão sobre temáticas ambientais dentro da sala de aula. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo investigar como a geografia, enquanto componente curricular que contempla assuntos de interesse social/ambiental contribui na fase escolar para uma proposta de percepção ambiental, estimulando a consciência positiva sobre as ações antrópicas na natureza. A metodologia da pesquisa possui um caráter quali-quantitativo dividida em duas etapas: a priori pela revisão bibliográfica que permeou a construção teórica, assim como a pesquisa de campo, com aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas. Os agentes envolvidos da pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, com o propósito de analisar a participação da geografia no processo de percepção ambiental. Os resultados obtidos asseguram sobre a importância da geografia nos cenários de entendimento da consciência ambiental, em que os alunos de forma majoritária veem a geografia como caminho para o desenvolvimento sustentável.
References
ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:UMA DISCUSSÃO TEÓRICA. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 52-60, ago. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/684>. Acesso em: 24 fev. 2023.
ANJOS, F.A. Currículo de Geografia e os parâmetros curriculares Nacionais. Indial: Grupo Uniasselvi, 2009.
BOFF. Leonardo. Sustentabilidade: O Que É, O Que Não É. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CLAVAL, Paul. História da Geografia. 1°. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2014.
DA SILVA, Nilza Carvalho. O Despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 1, p. 75-83, 2015.
FURTADO, Celso. O capitalismo global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
MORAES, Antonio Carlos Robert. GEOGRAFIA: Pequena História Crítica. 21°. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
MARCHESAN, Maria Tereza Nunes; RAMOS, André Gonçalves. Check list para a elaboração e análise de questionários em pesquisas de crenças. In.: Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, n. 1, p. 449-460, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem. Acesso em 24 de fev de 2023.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados. 26 (74), 2012.
LEFEBVRE, Henri. MARXISMO: UMA BREVE INTRODUÇÃO. 1°. ed. Porto Alegre/RS: L&M, 2019.
SILVA, W. I., & Oliveira, J. G. R. de. (2019). Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 316–361. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2706
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. 4°. Ed. São Paulo: Edusp, 2006.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do Homem. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo. 5°. Ed. São Paulo: Edusp, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geoconexões
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.