GEOGRAFIA NA ESCOLA E O DIREITO À CIDADE: ABORDAGENS CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.18503Palavras-chave:
Direito a cidade, movimientos sociais, geografía na escola, ; ensino de geografia, geografías críticasResumo
O Direito à Cidade é um conceito que tem sido utilizado discriminadamente por acadêmicos, movimentos e organizações sociais e populares, instituições estatais e organizações não governamentais na América Latina. Este artigo tem como objetivo explorar os significados desse conceito com base na obra de Henri Lefebvre (1969), bem como analisar como ele tem sido problematizado na academia e nos movimentos sociais por meio de obras e casos específicos, a fim de, finalmente, sugerir possibilidades para sua abordagem no campo da geografia nas escolas. O texto faz parte de um processo de revisão bibliográfica no contexto da construção de um estado da arte que relaciona problemas urbanos e geografia nas escolas. Como resultado, fica claro que o Direito à Cidade é um conceito vivo, no sentido de que é objeto de debate e tem sido utilizado no campo da geografia em um diálogo frutífero entre movimentos sociais e academia, com expressões políticas como as Cartas do Direito à Cidade, que mantêm, em grande parte, o significado inicial atribuído por Lefebvre. Esse diálogo acadêmico e político teve repercussões na geografia escolar, tanto em artigos acadêmicos quanto em práticas pedagógicas sistematizadas em Colômbia e Brasil, em torno do propósito de uma geografia socialmente relevante nas escolas.
Referências
AISENBERG, Beatriz; ALDEROQUI, Silvia. La ciudad revisitada - el espacio urbano como contenido escolar. Didáctica de las Ciencias sociales II, 1998.
CASTELLS, Manuel. La cuestión Urbana. México: Siglo XXI editores, 1974.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A educação Geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar no ensino de Geografia. La Espesura del Lugar. Reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo., p. 135–152, 2009.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e cenários urbanos cotidianos: laboratórios para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Punto Sur, n. 1, p. 122–143, 1 jul. 2019.
CUNHA FARIAS, Paulo Sérgio. A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista GeoSertões, v. 5, n. 10, p. 12–39, 14 mar. 2021.
FORO SOCIAL MUNDIAL. Carta mundial por el derecho a la ciudad. Revista Paz y Conflictos, p. 184–196, 2012.
GARCÍA CRUZ, Darío. Hacia Una Geografía Escolar Crítica. Una Propuesta Pedagógica Desde El Territorio. Premio a la investigación e innovación educativa 2019, p. 141–158, 2020.
GUREVICH, Raquel. Sociedades y territorios en tiempos contemporáneos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
HARVEY, David. Urbanismo y desigualdad social. Madrid: Siglo XXI editores, 1977.
HARVEY, David. Ciudades rebeldes. Del derecho a la ciudad a la revolución urbana. Madrid: Akal, 2013.
LEFEBVRE, Henri. EL DERECHO A LA CIUDAD. Barcelona: Ediciones península, 1969.
SANTIAGO, José Armando. Las condiciones geográficas, la tarea formativa de la enseñanza geográfica y el conflicto armado colombiano. Investigación y Formación Pedagógica Revista del CIEGC, n. 14, p. 6–24, 2021.
SOJA, Edward. En busca de la justicia espacial. Valencia: Tirant Humanidades, 2014.
TORRES TOVAR, Carlos Alberto. Materialización del derecho a la ciudad. Bitácora Urbano Territorial, v. 30, n. 1, p. 7–14, 1 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geoconexões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.
