EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16827

Palavras-chave:

Geografia do Semiárido, Ensino de Geografia, Educação Contextualizada, Metodologias Ativas

Resumo

O debate acerca da Geografia do Semiárido pressupõe a adoção de práticas didático-pedagógicas centradas na Educação Contextualizada, a qual pode ser aprimorada através do uso de metodologias ativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a partir dos direcionamentos teórico-metodológicos advindos da Educação Contextualizada, objetiva-se evidenciar de que maneira a utilização de metodologias ativas potencializa o ensino de Geografia do Semiárido. Para tanto, parte-se de um relato de experiências realizadas ao longo de três anos no componente curricular de Estudos Regionais do Semiárido, ministrado no curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. Os dados analisados demonstram o potencial advindo do uso de metodologias ativas direcionadas ao ensino de Geografia do Semiárido, tomando como base os princípios da Educação Contextualizada. Observou-se que a adoção de metodologias ativas no ensino de Geografia do Semiárido contribuiu com a formação discente e com a melhoria do ensino-aprendizagem, de modo a estimular a realização de atividades que possibilitaram inovações metodológicas ativas, contextualizadas e de qualidade.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1).

Brenda Stefanie Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Geografia e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Igor Tauan Santiago Lopes de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geografia e Mestrando em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AB'SABER, A. N. Caatingas: o domínio dos sertões secos. In: AB'SABER, A. N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 83-100.

BAPTISTA, N. Q.; CAMPOS, C. H. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido. In: CONTI, I. L.;

SCHROEDER, E. O. (Org.). Convivência com o semiárido brasileiro: autonomia e protagonismo social. Brasília: Instituto Ambiental Brasil Sustentável, 2013. p. 84-93.

BERBEL, N. A. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BORGES, T. S.; ALENCAR G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, ano 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

BRAGA, O. R. Educação e convivência com o semi-árido: introdução aos fundamentos do trabalho político-educativo no semi-árido brasileiro. In: KUSTER, A.; MATTOS, B. H. Educação no contexto do semi-árido brasileiro. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2004. p. 25- 44.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 72-112.

CALLAI, H. C. A geografia e a escola: Muda a geografia? Muda o ensino? Revista Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 136-138, 2001.

CAVALCANTE, L. V. Convivência com o Semiárido e educação contextualizada: interseções no ensino-aprendizagem de Geografia. In: FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O.; ROSS, J. L. S. (Org.). A Natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023. p. 244-260.

CAVALCANTE, L. V.; SOUSA, J. A. O desmonte das políticas públicas de convivência com o Semiárido pelo governo Bolsonaro. Terra Livre, São Paulo, v. 2, p. 464-505, 2022.

CONTI, I. L.; SCHROEDER, E. O. Convivência com o Semiárido Brasileiro: autonomia e protagonismo social. Brasília: Editora IABS, 2013.

CUNHA, A. R.; SANTOS, A. P. S.; PEREZ-MARTIN, A. M. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso. Campina Grande: INSA, 2014.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, p. 268-288, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária. In: SEMANA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO INTEGRADO DA UCG, XII, 2001, Goiânia. Texto de Discussão [...]. Goiânia: UCG, 2001.

MAIA, G. N. Caatinga: árvores e arbustos e suas utilidades. São Paulo: Leitura e Arte, 2004.

MALVEZZI, R. Semi-árido: uma visão holística. Brasília: CONFEA, 2007. 140 p.

MEDEIROS, M. R. M.; BATISTA, M. S. S. O ensino do bioma Caatinga em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, I, 2014, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2014.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. UEPG: Ponta Grossa, 2015. p. 15-33.

MORAES, A. C. R. Ideologias geográficas: espaço, cultura e política no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1991.

NASCIMENTO, M. J.; SILVA, C. N. M. O ensino de Geografia no contexto do Semiárido nordestino. Revista de Geografia, Recife, v. 37, n. 3, p. 47-64, 2020.

OLIVEIRA, L. A. A.; SILVA, C. N. M.; ROCHA, A. P. A. Educação contextualizada e Semiárido: a prática docente e a produção de material didático-pedagógico e metodologias de ensino de geografia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6, Anais [...], 2019, Campina Grande, p. 1-12.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas no ensino-aprendizagem. Revista Sanare, Sobral, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2016.

RIZZATTI, M. et al. O lugar como categoria de análise na Geografia e sua contribuição para a abordagens didáticas na cartografia escolar. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 17, n. 1, 2021.

SALES, A. L. S.; NASCIMENTO, J. B. S.; CAVALCANTE, K. P. Proposta de cartilha sobre plantas da Caatinga como recurso didático para as aulas de Botânica no ensino médio. In: FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO, 4, Anais [...], 2020, Sobral, p. 153-166.

SANTOS, R. S.; MOURA, J. D. P. As metodologias ativas no ensino de Geografia: um olhar para a produção científica e a prática docente. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 70-82, 2021.

SILVA, R. M. A. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 339-360, 2003.

SILVA, A. P.; DANTAS, D. N.; BUENO, R. J. Construindo a educação para a convivência com o semiárido. Revista OKARA-Geografia em Debate, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 128-148, 2009.

SOUSA, D. D. Adaptações de plantas da Caatinga. São Paulo: Oficina de Textos, 2020.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

CAVALCANTE, Leandro Vieira; STEFANIE BEZERRA, Brenda; SANTIAGO LOPES DE MACEDO, Igor Tauan. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 4–24, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16827. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16827. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS