EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16827

Palavras-chave:

Geografia do Semiárido, Ensino de Geografia, Educação Contextualizada, Metodologias Ativas

Resumo

O debate acerca da Geografia do Semiárido pressupõe a adoção de práticas didático-pedagógicas centradas na Educação Contextualizada, a qual pode ser aprimorada através do uso de metodologias ativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a partir dos direcionamentos teórico-metodológicos advindos da Educação Contextualizada, objetiva-se evidenciar de que maneira a utilização de metodologias ativas potencializa o ensino de Geografia do Semiárido. Para tanto, parte-se de um relato de experiências realizadas ao longo de três anos no componente curricular de Estudos Regionais do Semiárido, ministrado no curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. Os dados analisados demonstram o potencial advindo do uso de metodologias ativas direcionadas ao ensino de Geografia do Semiárido, tomando como base os princípios da Educação Contextualizada. Observou-se que a adoção de metodologias ativas no ensino de Geografia do Semiárido contribuiu com a formação discente e com a melhoria do ensino-aprendizagem, de modo a estimular a realização de atividades que possibilitaram inovações metodológicas ativas, contextualizadas e de qualidade.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (PARIS 1).

Brenda Stefanie Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Geografia e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Igor Tauan Santiago Lopes de Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geografia e Mestrando em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

CAVALCANTE, Leandro Vieira; STEFANIE BEZERRA, Brenda; SANTIAGO LOPES DE MACEDO, Igor Tauan. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 4–24, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16827. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16827. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS