EDUCAÇÃO POPULAR E O NÚCLEO FLORESTA DA REDE EMANCIPA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15763Palavras-chave:
educação popular, cursinho popular, Rede Emancipa, Emancipa Floresta.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, estamos na fase de análise de dados. A pesquisa se desenvolve no cursinho popular Emancipa Floresta, localizado em Belo Horizonte -MG, que faz parte da Rede Emancipa: Movimento Social de Educação Popular. A Rede Emancipa, a partir da organização de cursinhos populares por vários estados do Brasil, luta pela democratização do acesso à Universidade, por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. Para este trabalho, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise documental da Rede Emancipa e do núcleo Emancipa Floresta. Os resultados iniciais mostram que o Emancipa Floresta é um instrumento importante na luta pela democratização do acesso ao ensino superior e uma alternativa para a juventude que sonha em entrar na Universidade. Diante do exposto, é possível concluir que tanto a Rede Emancipa quanto o núcleo Emancipa Floresta atuam pautados na perspectiva da educação de qualidade e crítica como um direito social.
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