EDUCAÇÃO POPULAR E O NÚCLEO FLORESTA DA REDE EMANCIPA

Autores

  • Maria Ines de Oliveira Sousa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Anna Paula Vencato Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15763

Palavras-chave:

educação popular, cursinho popular, Rede Emancipa, Emancipa Floresta.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, estamos na fase de análise de dados. A pesquisa se desenvolve no cursinho popular Emancipa Floresta, localizado em Belo Horizonte -MG, que faz parte da Rede Emancipa: Movimento Social de Educação Popular. A Rede Emancipa, a partir da organização de cursinhos populares por vários estados do Brasil, luta pela democratização do acesso à Universidade, por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. Para este trabalho, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise documental da Rede Emancipa e do núcleo Emancipa Floresta. Os resultados iniciais mostram que o Emancipa Floresta é um instrumento importante na luta pela democratização do acesso ao ensino superior e uma alternativa para a juventude que sonha em entrar na Universidade. Diante do exposto, é possível concluir que tanto a Rede Emancipa quanto o núcleo Emancipa Floresta atuam pautados na perspectiva da educação de qualidade e crítica como um direito social.

 

Biografia do Autor

Maria Ines de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG) e bolsista da CAPES.

 

Anna Paula Vencato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do DECAE/FaE/UFMG e PPGE/FaE/UFMG.

 

 

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Publicado

21-11-2023

Como Citar

SOUSA, Maria Ines de Oliveira; VENCATO, Anna Paula. EDUCAÇÃO POPULAR E O NÚCLEO FLORESTA DA REDE EMANCIPA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 181–196, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15763. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15763. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem