UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DO FUTEBOL

Autores

  • João Antério de Aguiar Leal Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.13585

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Propostas Metodológicas, Futebol.

Resumo

O ensino de geografia na educação básica visa, sobretudo, a formação de um cidadão crítico, que seja capaz de observar e compreender a realidade à sua volta, tanto em seus aspectos humanos, quanto físicos. Por outro lado, o futebol é, sem dúvidas, o esporte mais popular do planeta, é inegável a influência que ele detém na maior parte do globo. Falar em utilizar esse esporte como uma forma lúdica de trazer determinados assuntos para as aulas de geografia pode ser pensado como algo complexo à primeira vista, mas pode se provar uma boa alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, fugindo da utilização somente do livro didático. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho é propor e analisar a utilização do futebol como pontapé de partida para a discussão de alguns conteúdos nas aulas de geografia, buscando provar a importância que o futebol possui não só como esporte, mas como um recurso metodológico eficaz. Através de várias propostas, poderá ser percebido que essa relação entre o futebol e o ensino de geografia é sim possível.

Referências

ANTUNES, Celso. Sala de aula e futebol. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: dezembro de 2021.

CAMPOS, Fernando Rosseto Gallego. Futebol e Geografia: possibilidade de apreensão através do conceito de espaço de representação do futebol. In: Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos Em Espaço e Representações, 2006, Curitiba. Anais do 1º Colóquio Nacional do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. Curitiba: Edição do NEER Geografia/UFPR, 2006. Disponível em: https://www.neer.com.br/anais/NEER-1/comunicacoes/fernando-gallego.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.

FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Editora ática, vol.29, 1993.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª edição, Rio de Janeiro, Record, 2001.

Downloads

Publicado

22-11-2022

Como Citar

DE AGUIAR LEAL, J. A. UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DO FUTEBOL. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 40–58, 2022. DOI: 10.15628/geoconexes.2022.13585. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13585. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos