EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL” PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2021.13410Palavras-chave:
geografia geral e do brasil, educação ambiental, ensino de geografia, transversalidade.Resumo
O artigo tem como objetivo principal a análise da coleção de livros didáticos Geografia Geral e do Brasil, de autoria dos professores Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, aprovado no PNLD 2020, destinado às turmas do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental. A análise teve como foco aproximações entre os conteúdos da ciência geográfica dedicados a cada ano escolar, e os temas da Educação Ambiental numa perspectiva transversal, seguindo a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O referencial teórico do artigo se ancora em obras como (BRASIL, 1998), Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999, Resolução CNE/CP n. 2/2012, (BADR et al, 2017), BRASIL, 2018, (MENEGUZZO e MENEGUZZO, 2012), (VIEIRA, RODRIGUES, 2019). A metodologia de análise dividiu-se em duas partes. Na primeira, teve como objetivo de descrever a temática de Educação Ambiental nos livros didáticos da coleção; e na segunda parte, buscou-se elencar os conteúdos geográficos previstos para os anos escolares de 6º ao 9º, para prosseguir a busca pelas aproximações e relações entre os conteúdos dos livros e os temas da Educação Ambiental, numa perspectiva transversal. Por meio da análise, foi possível alcançar o objetivo proposto no artigo, evidenciando a relevância da coleção para o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno quanto ao Ensino de Geografia e sua relação com a Educação Ambiental.
Referências
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