A FILOSOFIA CANTADA
Ensino de Filosofia a partir da musica popular nordestina
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19002Resumen
Este artículo se basa en la lectura de la obra Iniciação à Estética, de Ariano Suassuna, con el objetivo de analizar cómo la producción de canciones estudiantiles puede ayudar en la creación de conceptos filosóficos, promoviendo el desarrollo del pensamiento crítico, creativo y autónomo. La propuesta se basa en la premisa de que la música, como manifestación cultural y artística, puede ser utilizada como una herramienta poderosa para la enseñanza de la filosofía, estimulando la reflexión y la creación filosófica a partir de la experiencia estética. Cabe señalar que, como recurso didáctico, esta intervención se restringe al tipo de música que utiliza la poesía. Por lo tanto, como resultado de esta reflexión, presentamos algunos principios de enseñanza de la filosofía que valoran la estética y la cultura de Pernambuco.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado