A FILOSOFIA CANTADA
Ensino de Filosofia a partir da musica popular nordestina
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19002Abstract
This article is based on the reading of the work Iniciação à Estética, by Ariano Suassuna, with the objective of analyzing how the production of student songs can help in the creation of philosophical concepts, promoting the development of critical, creative and autonomous thinking. The proposal is based on the premise that music, as a cultural and artistic manifestation, can be used as a powerful tool for teaching philosophy, stimulating reflection and philosophical creation based on aesthetic experience. It is worth noting that, as a didactic resource, this intervention is restricted to the type of music that uses poetry. Therefore, as a result of this reflection, we present some principles of teaching philosophy that value aesthetics and the culture of Pernambuco.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado