O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS NA FORMAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO IFRN

UM ESTUDO DA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE NA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Bruno Rafael Barbosa Seixas
  • Samir Cristino de Souza
  • Giancarlo Bezerra Vieira
  • Maurílio Gadelha Aires

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19004

Resumo

Este artigo analisa a relevância da ética da responsabilidade de Hans Jonas na formação de estudantes dos cursos técnicos em Geologia, Mineração e Controle Ambiental do IFRN – Campus Natal-Central. Fundamentado em revisão bibliográfica e em pesquisa quantitativa, o estudo buscou compreender em que medida os alunos reconhecem a importância da ética ambiental e projetam sua aplicação na futura prática profissional. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com 14 itens, incluindo perguntas diretas e afirmações em escala Likert, aplicado presencialmente e online. Os resultados evidenciam ampla aceitação da ética ambiental: mais de 90% dos estudantes reconhecem sua relevância para a sociedade e para a relação com o desenvolvimento tecnológico. Quanto à ética de Hans Jonas, observou-se forte adesão à heurística do medo (cerca de 90%), mas também polarização diante do uso de tecnologias predatórias, revelando lacunas de formação. Conclui-se que, embora os estudantes demonstrem sensibilidade ética e valorizem a responsabilidade socioambiental, a ausência de contato sistemático com a obra de Hans Jonas limita a consistência das respostas. Assim, recomenda-se a incorporação mais estruturada da ética da responsabilidade nos currículos técnicos, a fim de formar profissionais capazes de articular saber técnico e compromisso ético com a sustentabilidade e as gerações futuras.

Biografia do Autor

Bruno Rafael Barbosa Seixas

Atualmente é graduando no curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Samir Cristino de Souza

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal; Pós-Doutor em Filosofia Moral pela Universidade de Granada (UGR), Espanha. Doutor em Educação pelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Giancarlo Bezerra Vieira

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1991). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.

Maurílio Gadelha Aires

Doutor em Educação e Mestre em Filosofia. Atualmente é professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, Ética e História da Filosofia

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Publicado

09/09/2025