A FILOSOFIA CANTADA

Ensino de Filosofia a partir da musica popular nordestina

Autores

  • Nelcino Henrique Nascimento de Aquino
  • Gabriel Kafure da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19002

Resumo

O presente artigo parte da leitura da obra Iniciação à Estética, de Ariano Suassuna, com o objetivo de analisar como a produção de canções estudantis pode auxiliar na criação de conceitos filosóficos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e autônomo. A proposta parte da premissa de que a música, como manifestação cultural e artística, pode ser utilizada como uma ferramenta potente para o ensino de filosofia, estimulando a reflexão e a criação filosófica a partir da experiência estética. Destaca-se que, enquanto recurso didático, esta intervenção restringe-se ao tipo de música que se vale da poesia. Portanto, como resultado desta reflexão trazemos alguns princípios de ensino de filosofia que valorizam a estética e a cultura pernambucana.

Biografia do Autor

Nelcino Henrique Nascimento de Aquino

Mestrando em Filosofia pelo PROF-FILO IFSertãoPE.

Gabriel Kafure da Rocha

Doutor em Filosofia pela UFRN. Docente permanente do PPGFIL UECE e do PROF-FILO IFSertãoPE. Bolsista Produtividade  FACEPE 2024-2026.

Downloads

Publicado

06/09/2025