A FILOSOFIA CANTADA
Ensino de Filosofia a partir da musica popular nordestina
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19002Resumo
O presente artigo parte da leitura da obra Iniciação à Estética, de Ariano Suassuna, com o objetivo de analisar como a produção de canções estudantis pode auxiliar na criação de conceitos filosóficos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e autônomo. A proposta parte da premissa de que a música, como manifestação cultural e artística, pode ser utilizada como uma ferramenta potente para o ensino de filosofia, estimulando a reflexão e a criação filosófica a partir da experiência estética. Destaca-se que, enquanto recurso didático, esta intervenção restringe-se ao tipo de música que se vale da poesia. Portanto, como resultado desta reflexão trazemos alguns princípios de ensino de filosofia que valorizam a estética e a cultura pernambucana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado