ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPULSIONANDO A EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DO BRASIL: UM ENFOQUE NO SETOR TURÍSTICO

Autores

  • Lorena Tâmara Sena da Silva
  • Gerda Lúcia Pinheiro Camelo

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2008.300

Resumo

O setor de serviços ultimamente tem participação expressiva nas pautas de exportação das mais diversas nações e estados soberanos. O setor de viagens e turismo, em específico, vem a cada dia se consolidando com crescente sucesso e como alternativa à geração de divisas para os lugares que o priorizam ou lhe conferem maior êxito nos investimentos. Sob um prisma de acentuada interação do planeta em virtude da revolução técnico-científico-globalizacional pela qual passamos, a questão do turismo se constitui como uma atividade muito além de um mero deslocamento por indivíduos ou grupos com fim de conhecer ou visitar novos lugares. Tal ramo abrange variadas nuances as quais implementam o desenvolvimento e a manutenção de sua atividade em si, bem como com outras que mantêm correlações direta e indiretamente. Questões referentes a fatores como estratégia, economia e marketing, por exemplo, também estão intrínsecas ao ramo do turismo nos dias atuais; sendo o enfoque no setor turístico uma exemplificação tangível. Essa monografia tem por objetivos específicos identificar as políticas públicas voltadas para o turismo no Brasil, demonstrar a relevância do turismo na balança de pagamentos, identificar as estratégias de marketing utilizadas no segmento e descrever a importância da Marca Brasil nas exportações de serviço a fim de se alcançar o entendimento do objetivo geral, compreender como as estratégias de marketing alavancam as exportações de serviços. PALAVRAS-CHAVE: Marketing internacional, turismo, exportação de serviços, balança de pagamentos.

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Publicado

16-12-2009

Edição

Seção

Artigos