PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA FINOBRASA

Autores

  • GABRIELA GUIRAO TASCA IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2012.2531

Resumo

O presente trabalho circunscreve a respeito da Finobrasa Agroindustrial S/A, uma empresa do Grupo Vicunha, considerada atualmente a segunda maior exportadora de frutas do Rio Grande do Norte, produtora de mais de 2 milhões de caixas de manga por ano. O objetivo principal é compreender o processo de formação e desenvolvimento das estratégias de internacionalização da Finobrasa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, amparado pelos preceitos teóricos no tocante a formação de estratégia, sob a metodologia de caráter exploratório-descritivo, de natureza qualitativa (VERGARA, 2009; YIN, 2005). Como ferramentas foram consultados livros, artigos científicos, monografias e sítios da Internet. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado e entrevista respondida por um representante da empresa. Evidenciou-se a convergência entre a teoria disposta sobre as dimensões da estratégia - quais sejam: processo, conteúdo e contexto (DEWIT; MEYER, 2004; PETTIGREW, 1987) - com diversos aspectos práticos, desenvolvidos no cenário real.

Biografia do Autor

GABRIELA GUIRAO TASCA, IFRN

COMÉRCIO EXTERIOR

Downloads

Publicado

13-11-2012

Edição

Seção

Artigos