AVALIAÇÃO DE DIRETRIZES DE RESPONSIVIDADE EM INTERFACES WEB: UM ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE PLACAS VIRTUAIS DE FORMATURA DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2024.16388

Palavras-chave:

web design responsivo, diretrizes de responsividade, avaliação de interfaces

Resumo

Este artigo avaliou um conjunto de diretrizes de usabilidade para tratar aspectos específicos de responsividade na construção de websites. Para avaliar a eficácia dessas diretrizes foi realizado um estudo de caso sobre o Sistema de Placas Virtuais de Formatura do CNAT-IFRN. Os resultados alcançados demonstraram que a aplicação dessas diretrizes permitiu identificar e corrigir problemas existentes no sistema alvo, orientando o processo de reconstrução da interface em seus aspectos de funcionamento em diversos tipos de dispositivos.

Biografia do Autor

Alessandro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Silvia Matos, IFRN

Professora Efetiva de Design do IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte.Doutora em Design pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco.Mestre em Design pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Especialista em Design Gráfico e Editorial pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, em convênio com o Instituto Europeo di Design - IED (2010).

Arthur Barros, IFRN

Possui Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte - IFRN, atuando principalmente em sistemas web.

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Publicado

31-07-2024

Edição

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Artigos