ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO DE JOÃO CÂMARA PARA SE MANTEREM NO MERCADO PERANTE OS IMPACTOS CAUSADOS PELO COVID-19

Autores

  • Maria Leticia da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara
  • Andréa Dantas Costa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara
  • Antonia Luana Amaro Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara
  • Marilson Donizetti Silvino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2021.13266

Palavras-chave:

João Câmara. Estratégias de Marketing. Alimentos e Bebidas. Impactos do covid-19.

Resumo

Pretende-se neste projeto de pesquisa analisar quais estratégias de marketing que foram realizadas e desenvolvidas pelas empresas, as mudanças e adaptações que os estabelecimentos no setor alimentício vivenciaram na cidade de João Câmara, para se manterem no mercado durante a pandemia do novo coronavírus. Será realizada uma pesquisa de campo junto a algumas empresas do setor alimentício da região de João Câmara, serão entregues formulários com perguntas específicas sobre quais estratégias de marketing foram utilizadas por determinadas empresas no período da pandemia. A pesquisa será fundamentada teoricamente por citações de autores, sites, revista, entre outros na área do marketing, marketing digital e estratégias de marketing. Se espera que o desenvolvimento deste trabalho consiga diagnosticar quais as estratégias foram utilizadas pelas empresas na Região do Mato Grande neste momento de enfermidade epidêmica amplamente disseminada, para que possa encontrar possível melhorias e inovações para empresas que atuam na área da alimentação.

Biografia do Autor

Maria Leticia da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara

Maria Leticia da Silva Santos, 17 anos, Acadêmica no curso técnico integrado em Administração no IFRN Campus João Câmara desde fevereiro de 2019, Aprendiz desde julho de 2021 e Pesquisadora desde outubro de 2020.

Andréa Dantas Costa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara

Andréa Dantas Costa da Silva, 40 anos, Acadêmica no curso técnico integrado em Administração no IFRN Campus João Câmara, pesquisadora desde outubro de 2020.

Antonia Luana Amaro Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara

Antonia Luana Amaro Medeiros,17 anos, 3° período do curso técnico em administração no IFRN campus João Câmara, pesquisadora desde outubro de 2020 e bolsista do CNPQ desde outubro de 2021.

Marilson Donizetti Silvino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara

Marilson Donizetti Silvino, 38 anos, docente de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus João Câmara. Professor Orientador do atual projeto. Bacharel em Administração e Mestre em Turismo na área de Gestão e Desenvolvimento, ambas formações pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Educação Profissional, e formação em Educação a Distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Referências

MACHADO, Eduardo Pitombo; GOMES, Luis Flávio Autran Monteiro; CHAUVEL, Marie Agnes. Avaliação de estratégias em marketing de serviços: um enfoque multicritério. RAM. São Paulo, 2003. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=estrat%C3%A9gias+de+marketing+&oq=#d=gs_qabs&u=%23p%3DQdtOdB4Y6wcJ. Acesso em: 20/09/2021.

BRAMBILLA, Flávio Régio. Abordagem conceitual de marketing interno. REAd. Rio grande do Sul, 2005. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=chiavenato+marketing&oq=#d=gs_qabs&u=%23p%3D4jPXYpsJtEEJ. Acesso em 20/09/2021.

DUTRA, Júlio Afonso Alves; ZANI, Rafael. Uma análise das práticas de delivery e alimentos em tempos de pandemia do covid-19. UNIGRANRIO. Minas gerais, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/6516 . Acesso em: 20/09/2021.

OLIVEIRA, Orlando Pires. A pandemia antecipou tendências do marketing digital. PUC Goiás. Goiás, 2021. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2075. Acesso em 20/09/2021.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1991.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

BOUNO, Regina Del. Natureza da Pesquisa Quantitativa e da Pesquisa Qualitativa – da série Tipos de Pesquisa. Disponível em:< http://www.abntouvancouver.com.br/2015/05/natureza-da-pesquisa-quantitativa-e-da.html#:~:text=A%20natureza%20da%20Pesquisa%20Quantitativa%20%C3%A9%20a,de%20estabelecer%20compara%C3%A7%C3%B5es%2C%20para%20poder%20generalizar%20os%20resultados>. Acesso em: 01 de junho de 2021.

PATAH, Rodrigo; ABEL, Carol. O que é pesquisa exploratória? Veja como obter insights e ideias com ela. MIDIMINERS ,2017. Disponível em: https://mindminers.com/blog/o-que-e-pesquisa-exploratoria/#:~:text=O%20principal%20objetivo%20de%20uma%20pesquisa%20explorat%C3%B3ria%20%C3%A9,e%20faltam%20informa%C3%A7%C3%B5es%20para%20a%20sua%20compreens%C3%A3o%20completa. Acesso em: 03 de junho de 2021.

PACAH, Rodrigo. Entenda qual é a metodologia de pesquisa mais adequada para o seu projeto. MIDIMINERS,2017. Disponível em: https://mindminers.com/blog/metodologia-pesquisa-mercado/. Acesso em: 03 de junho de 2021.

LANDO, Felipe. Método de pesquisa qualitativa: O que é e como fazer?. Acadêmica pesquisa, 2020. Disponível em: Método de pesquisa qualitativa: O que é e como fazer? (academicapesquisa.com.br). Acesso em: 28/10/2021. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5° edição. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2003.

SOUZA, Erisvaldo Pereira. Fichamento: Aprenda a fazer para livro, citação e artigo. Confira modelos prontos. Manual do TCC, sf. Disponível em: Fichamento: Aprenda a fazer para livro, citação e artigo. Confira modelos prontos - Estrutura Completa em Ilustrações - 2021 (manualdotcc.com.br). Acesso em: 02 de novembro de 2021.

Downloads

Publicado

09-01-2022

Edição

Seção

Artigos