COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOCENTES E SERVIDORES DO IFRN-CAMPUS NOVA CRUZ
DOI:
https://doi.org/10.15628/empiricabr.2017.6268Palabras clave:
Comprometimento Organizacional, Servidores, Docente, IFRN, EBACO.Resumen
O comprometimento organizacional tem sido estudado por diversas metodologias nas últimas décadas, porém, a sua compreensão ainda se encontra em fase inicial (MELO et al., 2014; MEDEIROS, 2003), tornando-se uma temática que desperta o interesse de pesquisadores a abordarem as dimensões do comprometimento organizacional em diversas áreas. Diante da lacuna de estudos que avaliem o comprometimento organizacional em instituições de ensino, o presente estudo teve como objetivo avaliar o comprometimento organizacional dos servidores administrativos e docentes do IFRN Campus Nova Cruz. O universo da pesquisa é composto de 110 servidores, sendo 66 docentes, 44 técnicos administrativos. A amostra foi coletada utilizando o instrumento EBACO, totalizando 46 docentes e 40 técnicos administrativos, entre os dias 26 de junho a 07 de julho de 2017. O tipo de amostragem utilizado foi a amostragem não probabilística por conveniência. Este estudo segue um paradigma quantitativo, classificado em como exploratório descritivo. Diante dos resultados obtidos, as Bases de comprometimento organizacional que apresentaram os maiores níveis de comprometimento foram Obrigação pelo Desempenho e Afetiva, e as que mostraram menor índices foram Escassez de Alternativas e Obrigação em Permanecer, para ambas as categorias.Descargas
Publicado
14/11/2017
Número
Sección
Artigos