A MOTIVAÇÃO COMO CONDICIONANTE À QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO EM MOSSORÓ/RN.

Autores/as

  • José Rodrigues Paiva Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria Antunizia Gomes IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3806

Palabras clave:

Gestão Pública. Motivação. Usuário.

Resumen

A sociedade tem exigido maior qualidade na prestação dos serviços públicos e, por decorrência, uma consecução de resultados sociais satisfatórios. Assim, este trabalho buscou analisar como a motivação se manifesta no serviço público, especificamente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Mossoró/RN, pretendendo investigar, através de estudo de caso, quais os fatores motivacionais se encontram mais presentes e quais características devem existir no ambiente de trabalho para torná-lo motivador e eficiente. Nesse sentido, realizou-se pesquisa quantitativa utilizando-se de questionário com perguntas fechadas como instrumento de coleta, aplicado aos servidores da UBS. Os resultados serviram para a compreensão de quanto a motivação funciona como condicionante fundamental para o desenvolvimento das atividades laborais, para a qualidade dos serviços oferecidos e para a satisfação dos usuários. Ainda, demonstrou a necessidade de as instituições públicas promoverem políticas que favoreçam a motivação como condicionante à qualidade na atenção primária em saúde, considerando os servidores públicos como atores interessados e merecedores de estrutura de trabalho adequada, qualificação profissional permanente e remuneração condizente com o mercado de trabalho, de maneira a lhes propiciar qualidade de vida como retorno de suas atividades laborais e, principalmente, cumprirem o papel social oferecendo ações de qualidade aos usuários dos serviços básicos de saúde.

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Publicado

08/01/2016

Número

Sección

Artigos