ALINHAMENTO DOS PROJETOS DE TI AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DE UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRA PERTENCENTE A UM GRUPO AMERICANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3745

Palabras clave:

Gestão de Projetos de TI, Alinhamento Estratégico de Negócio e TI, Balanced Scorecard

Resumen

O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de alinhamento estratégico dos projetos de TI de uma Universidade privada pertencente a um grupo Americano. Demonstrou como ocorre a classificação e priorização dos projetos em relação aos objetivos estratégicos da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória/descritiva, com abordagem de forma qualitativa, método de estudo de caso, técnica de coleta de dados documental e entrevistas com questões semiestruturadas. Com os resultados obtidos através do estudo de caso, concluiu-se que a aplicação do método proporciona uma gestão mais efetiva dos recursos de TI, mantendo o alinhamento com os objetivos estratégicos das áreas organizacionais. A organização estudada mostrou maturidade no uso de ferramentas de gestão, principalmente pelo o uso do BSC, que possibilita, através de seus conceitos e métodos, uma visão clara das estratégias, objetivos e metas empresariais, esclarecendo e estabelecendo consensos.

Biografía del autor/a

Vanilson Araújo da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos para Web (2007). Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar (1997). Atualmente é analista de sistemas pleno da Universidade Potiguar, onde já trabalha há mais de 10 anos. Tem experiência na área de análise e desenvolvimento de software.

Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/NEGEO

Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN (2015), Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduação em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente sou Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Tenho experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Sou Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu. Também já atuei como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada. Experiência em disciplinas de Governança Corporativa, Governança de TI, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Estratégia, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão de Projetos.

Citas

ABETTI, P. A. The Impact of Technology on Corporate Strategy and Organization: Illustrative Cases and Lessons. IJTM in Role of Technology in Corporate Policy. New York.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Sinopses estatísticas do ensino superior. Brasília, Distrito Federal, 2013. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em 27/11/2013.

BRODBECK, Ângela F.; HOPPEN, Norberto. Alinhamento Estratégico entre os Planos de Negócio e de Tecnologia de Informação: Modelo Operacional para Implementação. In: Anais do 26º Encontro da ANPAD, Salvador, BA, Brasil. ANPAD: 2003.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CRAWFORD, J. K. Improving Organizational Productivity with a Project Office, Contract Management, [S.l.: s.n], v. 40, n. 6, Junho, 2000.

EXAME. A corrida dos grupos educacionais pelo Brasil. Abril Cultural, 2013. Disponível em <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/a-corrida-dos-grupos-educacionais-pelo-brasil>. Acesso em 21/10/2013.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HENDERSON, J. C.; VENKATRAMAN, N. Strategic Alignment: Leveraging information technology for transforming organizations. IBM System Journal, 1993, 32(1), p. 198-220.

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Relatório Anual, 2010. Disponível em <http://www.ibgc.org.br/RelatoriosAnuais.aspx>. Acesso em 16/10/2013.

IETEC – Instituto de Educação Tecnológica. Evolução de Credenciados PMP, 2008. Disponível em <http://www.ietec.com.br/sites/pmp/credenciados.php>. Acesso em 21/10/2013.

JOHNSON, H. T.; KAPLAN, R. S. Relevance lost – the rise and fall of management accounting. Boston, Harvard Business School Press, 1991.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard, Rio de Janeiro: Campus, 1997.

______. The balanced scorecard – measures that drive performance. Harvard Business Review, v. 70, n. 1, 71-79, jan/fev 1992.

KING, W. R. Strategic Planning for MIS. MIS Quarterly, 1978, 2(1), 27-37.

LEDERER, A. L.; SETHI, V. Root Causes of Strategic Information System: Planning Implementation Problems. Journal of MIS, 1992, 9 (1).

LUFTMAN, Jerry N.; BRIER, T. Achieving and Sustaining Business - IT Alignment. California Management Review, 1999, 42 (1), 109-122.

LUFTMAN, Jerry N. Competing in the information age. New York: Oxford University Press, 1996.

MENDONÇA, Claudio Marcio Campos. A influência dos serviços central, complementar e suplementar oferecidos por IES privada na retenção de alunos. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade Potiguar. Natal, 2009.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Porto Alegre:

Bookman, 2000.

MINTZBERG, H., QUINN, J. B. O processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia de pesquisa: abordagem teóricoprática. Campinas: Papirus, 1997.

PMI – Project Management Institute. Disponível em <http://www.pmi.org>. Acesso em 20/10/2013.

PORTAL G1. Educação. Após fusão, Kroton e Anhanguera mantêm operações até o aval do Cade, 2013. Disponível em <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/04/apos-fusao-kroton-e-anhanguera-mantem-operacoes-ate-o-aval-do-cade.html>. Acesso em 05/11/2013.

RAD, P. F.; RAGHAVAN, A. Establishing an Organizational Project Office. In: AACE International Transactions, 2000

REICH, Blaize Horner; BENBASAT, Izak. Measuring the linkage between business and information tecnology objectives. MIS Quartely, 1996.

SILVA, Renato. Balanced Scorecard – BSC do Ensino Superior, Paraná: Ed. Juruá, 2009

SIM – Society for Information Management. IT Trends Survey, 2011; 2012. Disponível em <http://www.simnet.org/?page=IT_Trends_Survey>. Acesso em 10/10/2013.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, R.K. Estudo de casos: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.

VERAS, Manoel. Blog Gestão de Projetos, 2013. Disponível em <http://gestaodeprojetos10.blogspot.com.br/2010/06/ahp-analytic-hierarchy-process.html>. Acesso em 27/11/2013.

Publicado

08/01/2016

Número

Sección

Artigos