IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS BUSINESS PROCESS MANAGEMENT E LEAN SIX SIGMA NA GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS DE UMA EDITORA

Autores/as

  • Iryna Alves ISCAL
  • Vivian Profeta de Albuquerque Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2023.15383

Palabras clave:

Gestão de processos, Lean Six Sigma, Business Process Management

Resumen

As organizações estão numa luta contínua pela sobrevivência no mercado. À vista disso, devem ter a preocupação em atualização e aperfeiçoamento dos processos a fim de obter vantagem competitiva. A eficiência das empresas está ligada diretamente à eficiência de seus processos. Assim, o objetivo proposto neste trabalho é realizar um estudo de caso desenvolvido numa editora de livros e revistas, de forma a estudar o impacto da integração das metodologias Business Process Management (BPM) e Lean Six Sigma na eficiência dos processos internos. Para atingir este objetivo, recorreu-se a um questionário dirigido aos colaboradores da entidade em estudo e, complementarmente, à observação direta, através da participação em reuniões e formações. Os resultados do estudo sugerem que ambas as metodologias - BPM e Lean Six Sigma - conduzem à melhoria da gestão dos processos internos refletindo-se na maximização dos lucros da empresa, diminuição das perdas de recursos, gastos desnecessários e tempo, e consequentemente no aumento da produtividade dos colaboradores. Após a realização do presente estudo, alguns procedimentos existentes na empresa foram modernizados com o objetivo de facilitar o fluxo de informações e melhorar o desempenho nas atividades quotidianas, além de uma revisão e reformulação dos sistemas integrados, como por exemplo a adaptação à base de dados para melhor orientar o usuário. Ainda, revelou-se que os benefícios pretendidos foram alcançados pela empresa, influenciando estrategicamente a eficiência nos processos.

Citas

ANDERSSON, R., ERIKSSON, H., TORSTENSSON, H. Similarities and differences between TQM, Six Sigma and Lean. The TQM Magazine, v. 18, n. 3, p. 282-296, 2006. DOI: https://doi.org/10.1108/09544780610660004

BRADY, J. E., ALLEN, T. T. Six Sigma literature: a review and agenda for future research. Quality and Reliability Engineering International, v. 22, n. 2, p. 335-367, 2006. DOI: https://doi.org/10.1002/qre.769

CAMPOS, A. L. N. Modelagem de processos com BPMN. (2ª ed.). Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. (9ª ed.). Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

CAPOTE, G. BPM Para todos: Uma visão geral abrangente, objetiva e esclarecedora sobre gerenciamento de processos de negócio BPM. Rio de Janeiro: Gart Capote, 2012.

COUTINHO, T. Lean Manufacturing e Six Sigma conheça as diferenças entre eles: Aprenda como as metodologias Lean e Six Sigma se complementam para promover grandes resultados. Disponível em https://www.voitto.com.br/blog/artigo/Lean-seis-sigma, 2020.

DOMENECH, C. Estratégia Lean Seis Sigma – Etapas definir, medir e analisar. São Paulo: Ipiranga, 2015.

GRAHAM, M., LEBARON, M. The horizontal revolution. San Francisco: Jossey-Bass, 1994.

HARRINGTON, H, J. Business process improvement. New York: McGraw Hill, 1991.

KEEN, P. G. The process edge. Cambridge: Harvard Business School Press, 1997.

KELLER, P. Six Sigma demystified. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2005.

KO, R. R. L., LEE, S. S. G., LEE, E. W. Business Process Management (BPM) standards: a survey. Business Process Management Journal, v. 15, n. 5, p.744-791, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/14637150910987937

KUMAR, M., ANTONY, J., CHO, B. R. Project selection and its impact on the successful deployment of Six Sigma. Business Process Management Journal, v. 15, n. 5, p. 669-686, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/14637150910987900

KUMAR, M., ANTONY, J., SINGHC, R.K., TWIARID, M. K., PERRY, D. Implementing the Lean sigma framework in an indian sme: a case study. Production Planning & Control, v. 17, n. 4, p. 407-423, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/09537280500483350

LAFOLLETTE, W. H. BPM, lean e six sigma - todos juntos agora. Revisão Lean & Six Sigma, v. 15, n. 1, p. 23-27, 2015. DOI: https://doi.org/10.1201/b18234-2

LAUREANI, A., ANTONY, J. Standards for Lean Six Sigma certification. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 61, n. 1, p. 110-120, 2012. DOI: https://doi.org/10.1108/17410401211188560

LIMA, J., PACHECO, J. Fazer investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006.

MEIRINHOS, M., OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: Revista de Educação, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PANDE, P. S., NEUMAN, R. P., CAVANAGH, R. R. The Six Sigma Way. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2000.

PEREIRA, Z. L., REQUEIJO, J. G. Qualidade: Planeamento e controlo estatístico de processos. Lisboa: Prefácio ‐ Edição de Livros e Revistas, Lda, 2008.

QUIVY, R., CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2008.

Repenning, N. Uma abordagem baseada em simulação para compreender a dinâmica da implementação da inovação. Ciência da Organização, v. 13, n. 2, p. 109-127, 2002.

SCOTELANO, S. Aplicação da filosofia Kaizen e uma investigação sobre a sua difusão em uma empresa automobilística. Revista da FAE, v. 10, n. 2, p. 165-177, 2007.

SMITH, H., FINGAR, P. Business Process Management: The Third Wave. 1st ed. Tampa: Meghan-Kiffer Press, 2003.

SNEE, R. D. Lean Six Sigma: getting better all the time. International Journal of Lean Six Sigma, v. 1, n. 1, p. 9-29, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/20401461011033130

SREEDHARAN, V. R., RAJU, R., SRINIVAS, S. S. A review of the quality revolution in various organizations. Total Quality Management & Business Excellence, v. 28, n. 3-4, p. 351-365, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/14783363.2015.1082421

STEINLE, L. A. Lean Six Sigma e Business Process Managemente BPM: melhor juntos. [sem dados de publicação]. Disponível em https://pt.linkedin.com/pulse/Lean-six-sigma-e-business-process-management-bpm-melhor-steinle , 2017.

WOMACK, J. P., JONES, D. T., ROOS, D. The machine that changed the world. Nova Iorque: Macmillan, 1990.

ZINKGRAF, S. A. An overview of operational excellence and Six Sign in Allied Signal. In ASQ’s 52th Annual Quality Congress Proceedings. (pp. 173-175). Milwaukee: American Society of Quality, 2000.

Publicado

27/01/2024

Número

Sección

Artigos