DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA ROTEIRO DE PRÁTICA LABORATORIAL PADRONIZADO:

EXEMPLO APLICADO A DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2024.14701

Palabras clave:

Modelo de roteiro, Padronização, Prática Laboratorial

Resumen

Este artigo propõe-se a desenvolver um modelo padronizado de roteiros de práticas laboratoriais que possa atender a práticas de diferentes cursos em áreas distintas. Inicialmente, foi aplicado à disciplina de circuitos elétricos do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRN, motivo seria esse curso ser ofertada em quatro diferentes Campi do Instituto. Visto que também a disciplina é difundida e presente na maioria dos cursos técnicos e superiores da área de engenharia. Nas avaliações de curso do MEC, os avaliadores veem com bons olhos quando em cada laboratório se encontram presentes ou afixadas os respectivos roteiros de práticas desses laboratórios.  Visto que não estão presentes nestes espaços do campus central, surgiu a demanda de obter um modelo de experimento de laboratório para ser afixado e que deva auxiliar os docentes no planejamento pedagógico. O trabalho foi desenvolvido realizando-se uma pequena revisão bibliográfica dentre roteiros de prática, livros de práticas e materiais institucionais sobre o assunto, de modo a se fundamentar e verificar os elementos em comum e diferentes entre estes modelos. Partindo desse conhecimento o modelo de roteiro de laboratorial contém os elementos básicos obrigatórios e opcionais.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 17025: Requisitos gerais para a competência de ensaio e calibração. p. 5. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. Disponível em: nbr_iso_iec_17025_2005.pdf (comunidades.net). Acesso em: 18 out. 2022.

CAPUANO, Francisco Gabriel; MARINO, Maria Aparecida Mendes. Laboratório de eletricidade e eletrônica. 24. ed. São Paulo: Érica, p.15-17, 2007.

COSTA, Alison dos Anjos; ROCHA, Ana Letícia Brito da; TRINDADE, Rayssa Silva da; CAVALCANTI, Vanessa. Práticas De Laboratório Para Curso Técnico Em Eletrônica: Experimentos Produzidos No IFRN Campus Natal - Zona Norte. Orientador: Liviane Catarine Almeida, p.25-26, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Eletrônica) - IFRN Campus Natal-Zona Norte, Natal - RN, 2019. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1962. Acesso em: 10 out. 2022.

FILHO, Nelson Marinelli, ROZENFELD, Prof. Henrique. Roteiro De Aulas Práticas Disciplina (Sem 348) Práticas De Oficina. Escola de Engenharia de São Carlos – USP. São Carlos, julho de 2001. Disponível em: http://repositorio.eesc.usp.br/bitstream/handle/RIEESC/7274/Roteiro%20de%20aulas%20pr%C3%A1ticas.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 out 2022.

GONÇALVES, T. M. A practical class proposal to facilitate the teaching of Biochemistry: Identifying the proteolytic action of tropical fruits and meat tenderizer. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 12, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15908. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15908. Acesso em: 12 out. 2022.

GUEDES, J.R.; BARCELOS, B.O.; LENGERT, C. Aprendizagem Ativa nas Aulas Práticas de Eletrônica Digital. p. 67-68. Disponível em: https://files.comunidades.net/lodineimarchini/nbr_iso_iec_17025_2005.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

NEVES, Defferson Rodrigues Martins das. A experimentação no ensino de Física com o uso da eletrônica: possibilidades e desafios para a formação de professores. Diadema, 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema. f. 260. p. 32. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54618. Acesso em: 13 out. 2022.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez,1985.

Publicado

31/07/2024