A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR
REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.15628/empricabr.2024.14412Palabras clave:
Educação Ambiental, Ambiente Escolar, InterdisciplinaridadeResumen
A discussão da temática ambiental nas escolas é fundamental, pois a escola é o lugar propício para o aluno apreender e aprender comportamentos éticos para viver em sociedade e com a natureza. A presente pesquisa objetivou analisar 20 documentos para verificar a importância da educação ambiental dentro das escolas. Para isso, foi realizada a técnica de pesquisa bibliográfica, uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os documentos sobre a Educação Ambiental (EA) no ambiente escolar foram consultados nas bases de dados “Google acadêmico”, “Periódicos da CAPES” e “SciELO”, sendo publicações dos últimos dez anos. Nos artigos analisados, pôde-se verificar que os autores citam a importância da Educação Ambiental dentro das escolas e o papel da escola como facilitadora dos conhecimentos relevantes à temática socioambiental. Os resultados deste estudo evidenciam a relevância da Educação Ambiental e sua abordagem no ambiente escolar, mostrando que sua aplicação, de fato, requer mais atenção, dedicação e seriedade, buscando a formação de sujeitos com consciência ambiental, capazes de fazer a diferença no mundo. Além disso, o estudo mostrou as dificuldades no trabalho da interdisciplinaridade nas escolas, uma vez que esta é necessária, sendo uma conversa entre as várias disciplinas para se chegar a uma totalidade, o que a configura como meio essencial para que a EA seja trabalhada de modo satisfatório.
Citas
ANDRADE, S. A. de. Considerações gerais sobre a problemática ambiental. In: LEITE, A. L. T. de A.; e MEDINA, M. N. (org.). Educação ambiental: curso básico a distância: questões ambientais: conceitos, história, problemas e alternativas. Brasília: MMA, 2001. 5v. 2. ed. Ampliada.
ANTUNES, M. A. M. Importância da Educação Ambiental. Instituto Teotônio Vilela, 2004.
ASANO, J. G. P.; POLLETO, R.de S. Educação ambiental: em busca de uma sociedade sustentável, e os desafios enfrentados nas escolas. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 92-102, 2017. Disponível em http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/1418/1168. Acesso em: 14 set. 2022.
BARBOSA, C. H. S.; MATOS, E. O.F.; & MARQUES, J. P. Educação ambiental e cultura escolar: o pedagogo no ensino fundamental. Ensino em perspectivas, 2(3), 1-11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5870. Acesso em: 14 set. 2022.
BENTO, I. C.; THOMAZI, A. R. G. Educação ambiental emancipatória na escola: possibilidades da prática educativa docente. Holos, Rio Grande do Norte, ano 29, vol. 6, p. 103-119, 2013. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1752
BRASIL. Constituição Federal (1998). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRILHANTE, S. R. N. Educação Ambiental na Escola Municipal Antônio de Figueiredo Taveira em Potengi – CE: Uma reflexão sobre a atuação dos professores. Monografia (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) – Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, 2012.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
CARVALHO, K. G. Et al. A importância da educação ambiental na escola. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2013 - UFRPE: Recife, 09 a 13 de dezembro.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S.; GIARDINA, M. D. Disciplining qualitative research. International journal of qualitative studies in education, v. 19, n. 6, p. 769-782, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/09518390600975990
FÃO, J. M. et al. A importância da Educação Ambiental nas escolas: um estudo de caso nas escolas municipais de ensino fundamental de Frederico Westphalen/RS. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 5, n. 1, p. 108-123, 2020. Disponível em: http://relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294. Acesso em: 13 set. 2022.
FEIL, A. A. e SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2017, v. 15, n. 3, p. 667-681, July 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1679-395157473. Disponível em: https://www.scielo. br/pdf/cebape/v15n3/1679-3951-cebape-15-03-00667.pdf. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395157473
FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018. DOI: http://dx.doi. org/10.14295/ambeduc.v23i1.6988. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/ article/view/6988. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.6988
FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. Educação Ambiental e água: Concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v.26, p.234-253, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2813. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2813. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GRZEBIELUKA, D., e SILVA, J. A. (2015). Educação Ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, 14 (3), 76-101. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236130818693. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130818693
JEOVÂNIO-SILVA, V. R. M.; JEOVÂNIO-SILVA, A. R.; CARDOSO, S. P. Um olhar docente sobre as dificuldades do trabalho da Educação Ambiental na escola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. I.], v. 9. n. 5, p. 256-272, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i5.1357. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1357. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v9i5.1357
MACHADO, M. M. Et al. Educação Ambiental na escola pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, São Luís (MA): Um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 8 (2), 20-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1745. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1745
MARQUES, R., GONZALEZ, C. E. F., & XAVIER, C. R. (2016). As dificuldades da inserção e da prática em educação ambiental no currículo escolar. XVI Encontro Paranaense de EducaçãoAmbiental. Curitiba/Paraná: UFPR, 2016.
MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - convívio social e ética – Meio Ambiente. Versão agosto. Brasília. 1996.
MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas series iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n. 1, set. 2011.
MEDINA, N. M. Formação de Multiplicadores para Educação Ambiental. In Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - FURG. Vol. 1. 1999.
MESQUITA, A. N. S., SANTOS, S. A., SIQUEIRA, W. N., & CHAGAS, I. A. L. (2018). Educação Ambiental: a importância de incentivar os alunos do 8º ano a consciência ambiental voltada para coleta seletiva. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 1, n. 1, 2018.
OLIVERIA, F. R. de, PEREIRA, E. R., & JÚNIOR, A. P. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), Revbea, São Paulo, V. 13, No 2: 10-31, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2546. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2546
OLIVEIRA, L. de, & NEIMAN, Z. (2020). Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 15(3),36-52. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10474. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10474
RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE JUNHO DE 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em < www.mec.gov.br>. Acesso em: 03 set. 2022.
SANTOS, A. G. dos; SANTOS, C. A. P. (2016). A inserção da educação ambiental no currículo escolar. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, RS, v. 15, n. 1, p. 369-380. DOI: https://doi. org/10.5902/2236130819893. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130819893
SANTOS, S.P.; GARDOLINSK, M.T. A importância da Educação Ambiental nas escolas para a construção de uma sociedade sustentável. Pós-graduação do curso de sustentabilidade e políticas públicas do grupo Uninter, 2018. Disponível em http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/LinkClick.aspx?fileticket=1VmNggPU170%3D&tab id=5 639. Acesso em: 12 set. 2022.
SILVA, H. O. da; BEZERRA, R. D. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, n. 12, p. 377-379. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/. Acesso em: 14 set. 2022.
.
SILVA, C. C., SILVA, F. P. da. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, n. 4, 2020. Disponível em: http://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534. Acesso em: 14 set. 2022.
SILVEIRA, A. Programas de Educação Ambiental na Escola Pública: Instrumento para o conhecimento do Meio Ambiente. In: Simpósio Nacional sobre Geografia, percepção e Cognição do Meio Ambiente no ano de 2005. Londrina. Anais Eletrônicos. Londrina. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: <http://www.geografiahumanista.files.wordpress.com/2009/11/anamaria.pdf> Acesso em: 05 set. 2022.
SOUZA. G. S., Machado. P. B., REIS. V. R., SANTOS. A. S., & DIAS, V. B. (2014). Educação Ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 118-130. https://doi.org/10.3402/revbea.2013.v8.1792. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1792
SOUZA, A.C.C. de. Sensos Matemáticos: uma abordagem externalista da matemática. Campinas: FE/Unicamp, 1992.
VIEIRA, D. S.,VIEIRA, M. de S., SILVA, E. V. da, VIEIRA, D. S., ALMEIDA, L. M. de, GÓES, M. I. L., & VIEIRA, R. de S. (2021). Importância da Educação Ambiental e uso sustentável de recursos dentro do Ambiente Escolar: uma revisão da literatura / Importance of Environmental Education and sustainable use of resources within the School Environment: a literature review. Brazilian Journal of Development, 7(4),33609-33614. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-017. Acesso em: 14 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-017
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão Negócio e Tecnologia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.