A GESTÃO PUBLICA NA EDUCAÇÃO, COMO A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EXISTENTES INFLUENCIARAM NA MELHORA DO SISTEMA EDUCACIONAL DE SÃO FERNANDO-RN.

Autores

  • José Anderson Dantas de Medeiros IFRN
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7549

Palavras-chave:

Gestões, IDEB, Educação, Planejamento Estratégico.

Resumo

O presente trabalho apresenta a investigação da realidade na gestão pública no que se refere à educação no município de São Fernando-RN, com foco especial no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este estudo buscou analisar a gestão pública educacional, bem como traçar estratégias que viabilizem atingir as metas propostas. Nessa perspectiva o trabalho foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas das obras de autores que trabalham com gestões do tipo estratégica, de pessoas, organizacional e educacional; bem como o estudo empírico desenvolvido no município já citado, por meio de observações e entrevistas as quais resultam nos dados analisados que constituem os resultados desse estudo os quais deram suportes para a elaboração das estratégias que atenderam as demandas sócio educacionais que buscam a melhoria da qualidade e do fortalecimento educacional e humano dos nossos alunos, a fim de serem preparados de maneira a se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres no meio em que convivem. Com isso foi desenvolvidas maneiras de inserir no conhecimento dos alunos saberes e práticas dos grupos sociais, que serão levados ao ápice do aprendizado e utilizados na idealização da matéria que vem a qualificar e aprimorar os resultados obtidos com tal estudo.

Referências

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Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos