QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN.

Autores

  • Fábio Paiva de Lima IFRN
  • Sonia Maria de Araujo IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7558

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Segurança Pública

Resumo

A qualidade de vida no trabalho tem papel fundamental nas organizações. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de diagnosticar a qualidade de vida no trabalho sobre a percepção dos profissionais de segurança pública municipal de Mossoró/RN. Analisando sobre a qualidade de vida no trabalho dos guardas municipais, identificando dessa forma, os fatores que contribuem para qualidade de vida no trabalho, propondo alternativas de melhoria. A metodologia utilizada foi por meio de um questionário adaptado por Warken (2009) com questões numeradas de 1 á 6 de acordo com a escala Likert, sendo representada pelos fatores de discordância e concordância o qual foram aplicados 65 questionários obtendo uma amostragem no total de 30 respondentes no universo de 261 guardas municipais. A partir da análise dos resultados, observou-se que os guardas municipais em estudo estão insatisfeitos com seu ambiente de trabalho em alguns aspectos como remuneração, condições de segurança e saúde no trabalho, oportunidade e crescimento, condições de trabalho e manutenção da estrutura física e saúde no trabalho sendo possível identificar os fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho (QVT) como aspectos físicos e psicológicos. Portanto, concluir-se que a pesquisa contribuiu para identificar os fatores que envolvem o ambiente de trabalho dos funcionários e influenciam na qualidade de vida no trabalho (QVT), dessa forma, após conhecer a percepção dos respondentes da pesquisa possibilita planejar ações e medidas que busquem propor um ambiente agradável e com mais qualidade para o servidor, que em consequência refletirá em melhores resultados para a organização.

Referências

FERNANDES, Eda C. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1996.

FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M.; TACHIZAWA, T. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

MORIN, E. M. Os Sentidos do Trabalho. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 3, jul-set, p.8-19, 2001.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho: Evolução e Análise no Nível Gerencial. 4 ed. Vozes, Petrópolis, RJ, 1998.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos