MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL

Autores

  • Antônia Tayná Lins Nunes IFRN
  • Monica Almeida Gavilan IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7556

Palavras-chave:

motivação, gestão, liderança, satisfação.

Resumo

O presente artigo busca analisar os principais fatores que contribuem com a motivação dos servidores públicos no desenvolvimento de suas atividades em uma organização do município de Umarizal, localizado no Estado do Rio Grande do Norte. Justifica-se frente a necessidade de proporcionar uma melhoria em relação a motivação do quadro funcional, resultando em um progresso na prestação do serviço público. Para alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvido uma investigação empírica, através de um estudo de caso em outubro de 2017, com a finalidade de obtenção de dados para análise e discussão da problemática proposta. Foi realizado, ainda, um estudo bibliográfico a respeito das teorias motivacionais e liderança na gestão. A partir dos resultados, observou-se os servidores dessa instituição estão motivados para desenvolver um serviço de qualidade e sentem-se satisfeitos com as atividades que desenvolvem, com o ambiente de trabalho, com as condições de higiene e segurança e gestão da escola. Dessa forma, conclui-se que há a presença forte de um líder que motiva e lidera conforme a situação.

Referências

ARCHER, Earnest R. O mito da motivação. In BERGAMINI, CECÍLIA W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

AZORES. Questionário de satisfação para colaboradores. Disponível em: <http://www.vpgr.azores.gov.pt/> Acesso em: 10 de ago 2017.

BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos. In: BERGAMINI, Cecília W.; CODA, Roberto (Org). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas,1997a.

QUICK, Thomas L. Como desenvolver equipes bem-sucedidas. Rio de Janeiro 1995 p.55-56.

TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos