AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL SOBRE A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DE MOSSORÓ-RN

Autores

  • Dayse Emanuelle Campelo Francisco IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7554

Palavras-chave:

Clima Organizacional, Satisfação, Motivação.

Resumo

O clima organizacional tem papel fundamental nas organizações, pois tudo o que envolve gestão de pessoas, e qualidade dependem da gestão voltada com a satisfação dos colaboradores perante á. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o clima organizacional de uma Instituição Pública de Ensino Superior no município de Mossoró-RN sobre a percepção dos seus colaboradores. Analisando sobre a qualidade de vida no trabalho, identificando os fatores que contribuem para a satisfação dos servidores e medir o grau de satisfação perante o ambiento interno da instituição. A metodologia utilizada foi por meio de um estudo de caso com aplicação de um questionário com questões de acordo a tabela Likert o qual se obteve uma amostragem no total de 52 respondentes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de evidenciar que a avaliação do clima organizacional das organizações pode contribuir para melhorias no seu ambiente interno perante o quadro de funcionários, resultando em atender as necessidades de satisfação o qual contribui para melhores resultados e desempenho das funções. A partir da análise dos resultados, observou-se que os servidores da Instituição em estudo estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho e as atividades desempenhadas e também motivados para desenvolver suas funções. Pode-se concluir através da pesquisa que os aspectos que envolvem o ambiente de trabalho dos funcionários colaboram para atender o grau de satisfação dos servidores é responsável pelo. Portanto, a empresa após conhecer a percepção das pessoas através da pesquisa do clima e quais aspectos necessita melhorar, pode ser planejando ações em busca de um ambiente melhor e agradável com mais qualidade, o que consequentemente produzirá os melhores resultados para a organização.

Referências

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Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos