GESTÃO DE COMPRAS NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL POTIGUAR

Autores

  • Rayanna Nayhara Oliveira do Nascimento IFRN
  • Luciana Guedes Santos IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7552

Palavras-chave:

Gestão de compras, compras públicas, eficiência organizacional

Resumo

O estudo objetivou identificar quais práticas de compras são adotadas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Alto Oeste Potiguar, a fim de investigar o nível de eficiência da gestão dos aspectos procedimentais. Para tanto, utilizou-se o estudo de caso que se pauta na aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, na análise de conteúdo e na observação direta. Os questionários foram aplicados junto aos servidores que atuam como gestores de compras e também aos servidores solicitantes. A apreciação dos questionários foi pautada na tabulação dos dados obtidos e cruzados com as informações levantadas a partir da análise da estrutura administrativa. Considerando os achados, constatou-se que, apesar de as rotinas praticadas pela UFERSA Campus Pau dos Ferros se colocarem de maneira coerente, em diferentes estágios do processo de compras existem falhas em aspectos importantes inerentes à eficiência. Essas lacunas podem gerar consequências relacionadas com a inobservância de dispositivos legais, o aumento dos gastos, as compras desnecessárias, a falta de materiais no momento em que se precisa. Sendo necessário que os gestores implementem políticas para sanar essas lacunas e, consequentemente, propiciar maior precisão no manejo dos recursos públicos direcionados a essa instituição.

Referências

ALMEIDA JR, S. Gestão de Compra. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.

BATISTA, M. A. C.; MALDONADO, J. M. S. V. O Papel do Comprador no Processo de Compras em Instituições Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p.681-699, jul/ago 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n4/a03v42n4.pdf>. Acesso em: 30 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000400003

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.

MELO, A. S. Gestão de Compras Públicas: Um estudo de caso na UNIPAMPA - Campus Dom Pedro. 2012. 97 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão Pública, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

OLIVEIRA, M. C. Eficiência do Calendário de Compras para os Processos de Licitação: estudo de caso da Universidade de Brasília. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Economia, Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos