AVALIAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O CASO PROINFO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

Autores

  • Alane Mayara Bruno Costa IFRN
  • Lenin Cavalcanti Brito Guerra IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7542

Palavras-chave:

Política Pública, ProInfo, Educação, Tecnologia, Município.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o processo de implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, no município de Mossoró no Rio Grande do Norte de modo a identificar os principais aspectos que tem facilitado ou obstaculizado o alcance da política pública. Para isso, foi utilizada uma proposta de Draibe (2001), qual sugere uma análise denominada anatomia do processo geral da implementação. Para alcançar os objetivos, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, utilizando-se de pesquisa documental e de entrevistas. Como resultados, é possível verificar a necessidade de novos investimentos para dar continuidade ao programa e mudanças em alguns setores para concretizar o objetivo do mesmo.

Referências

ALMEIDA, M. E. ProInfo: Informática e Formação de Professores. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação à Distância, 2000.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm>. Acesso em: 20 maio 2017.

CAVALCANTI, M. M. A. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais: uma abordagem conceitual. Disponível em: http://www.socialiris.org/antigo/imagem/boletim/arq48975df171def.pdf . Acessado em 25 de maio de 2017.

DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C. R. N; CARVALHO, M. do C. B. de. (Orgs.).Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC/SP, 2001

SILVA, P. L. B.; MELO, M. A. B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. NEEP-UNICAMP, Caderno nº 48, 2000.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos