IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS BUSINESS PROCESS MANAGEMENT E LEAN SIX SIGMA NA GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS DE UMA EDITORA

Autores

  • Iryna Alves ISCAL
  • Vivian Albuquerque Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2023.15383

Palavras-chave:

Gestão de processos, Lean Six Sigma, Business Process Management

Resumo

As organizações estão numa luta contínua pela sobrevivência no mercado. À vista disso, devem ter a preocupação em atualização e aperfeiçoamento dos processos a fim de obter vantagem competitiva. A eficiência das empresas está ligada diretamente à eficiência de seus processos. Assim, o objetivo proposto neste trabalho é realizar um estudo de caso desenvolvido numa editora de livros e revistas, de forma a estudar o impacto da integração das metodologias Business Process Management (BPM) e Lean Six Sigma na eficiência dos processos internos. Para atingir este objetivo, recorreu-se a um questionário dirigido aos colaboradores da entidade em estudo e, complementarmente, à observação direta, através da participação em reuniões e formações. Os resultados do estudo sugerem que ambas as metodologias - BPM e Lean Six Sigma - conduzem à melhoria da gestão dos processos internos refletindo-se na maximização dos lucros da empresa, diminuição das perdas de recursos, gastos desnecessários e tempo, e consequentemente no aumento da produtividade dos colaboradores. Após a realização do presente estudo, alguns procedimentos existentes na empresa foram modernizados com o objetivo de facilitar o fluxo de informações e melhorar o desempenho nas atividades quotidianas, além de uma revisão e reformulação dos sistemas integrados, como por exemplo a adaptação à base de dados para melhor orientar o usuário. Ainda, revelou-se que os benefícios pretendidos foram alcançados pela empresa, influenciando estrategicamente a eficiência nos processos.

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Publicado

27-01-2024

Edição

Seção

Artigos