DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA ROTEIRO DE PRÁTICA LABORATORIAL PADRONIZADO:
EXEMPLO APLICADO A DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/empricabr.2024.14701Palavras-chave:
Modelo de roteiro, Padronização, Prática LaboratorialResumo
Este artigo propõe-se a desenvolver um modelo padronizado de roteiros de práticas laboratoriais que possa atender a práticas de diferentes cursos em áreas distintas. Inicialmente, foi aplicado à disciplina de circuitos elétricos do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRN, motivo seria esse curso ser ofertada em quatro diferentes Campi do Instituto. Visto que também a disciplina é difundida e presente na maioria dos cursos técnicos e superiores da área de engenharia. Nas avaliações de curso do MEC, os avaliadores veem com bons olhos quando em cada laboratório se encontram presentes ou afixadas os respectivos roteiros de práticas desses laboratórios. Visto que não estão presentes nestes espaços do campus central, surgiu a demanda de obter um modelo de experimento de laboratório para ser afixado e que deva auxiliar os docentes no planejamento pedagógico. O trabalho foi desenvolvido realizando-se uma pequena revisão bibliográfica dentre roteiros de prática, livros de práticas e materiais institucionais sobre o assunto, de modo a se fundamentar e verificar os elementos em comum e diferentes entre estes modelos. Partindo desse conhecimento o modelo de roteiro de laboratorial contém os elementos básicos obrigatórios e opcionais.
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