FERRAMENTAS DE TIC: COMPORTAMENTO DAS VENDAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2020.11682

Palavras-chave:

Vendas. Gestão. Ferramentas de TIC. E-commerce.

Resumo

O seguinte artigo visa analisar o comportamento do mercado ante a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em diversos segmentos econômicos, analisando seu uso e gerência nas vendas durante o período de pandemia do Covid-19. Foi necessária uma aplicação de formulário on-line, constituindo uma abordagem qualitativa, possuindo um caráter descritivo, procedendo-se primeiramente um levantamento bibliográfico sobre e-commerces e ferramentas comerciais, como as mídias sociais, seguindo para a coleta e análise de dados através da aplicação do questionário. É importante mencionar que mesmo com a crise econômica e de saúde estabelecida no Brasil, negócios que praticam o bom uso dos dispositivos tecnológicos mais comuns ao consumidor, em maioria, obtiveram aumento em suas vendas, contrastando com a consequente diminuição de lucros para aquelas empresas que demoraram a entender ou optaram pela aplicação dessas ferramentas.

Referências

ARAÚJO JR, C. F.; MARQUESI, S. C. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, Frederic. M, FORMIGA, Marcos. (orgs). Educação a distância o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

BAKOS, Y. The emerging role of electronic marketplaces on the internet. Communications of the ACM. 1998, p. 35-42. DOI: https://doi.org/10.1145/280324.280330

CARNIELLO, M. F. Interatividade na publicidade digital. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 2, p. 125-128, 2003.

FAGUNDES, E. O que é e-commerce? Disponível em: https://efagundes.com/artigos/o-que-e-e-commerce/. Acesso em: 11 jul. 2020

GARFIN, D. R.; SILVER, R. C.; HOLMAN, E. A. The Novel Coronavirus (COVID-2019) Outbreak: Amplification of Public Health Consequences by Media Exposure. 2020.

HEALTH PSYCHOLOGY. Advance online publication. http://dx.doi.org/10.1037/hea0000875 DOI: https://doi.org/10.1037/hea0000875

HOOTSUIT. Disponível em: <https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-2019-global-internet-use-accelerates>. Acesso em: 21 jul. 2020

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAUDON, J. P.; LAUDON, K. C. Sistemas de informação gerenciais. 7 ed. São Paulo: Pearson, 2007.

MALONE, T. W.; YATES, J.; BENJAMIN, R. I. Eletronic markets and eletronic hierarchies. Communications of the ACM. 1997. v. 30, n. 6. DOI: https://doi.org/10.1145/214762.214766

MASCARENHAS, Sidnei. Metodologia Científica. [S. l.]: Pearson, 2018. ISBN 9788564574595

PEROVANO, D.G. Manual de metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. ISBN 9788559720211. Disponível em: http://www.intersaberes.com/item-catalogo/manual-de-metodologia-da-pesquisa-cientifica/. Acesso em: 18 jul. 2020

PRODANOV, C. C. e FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico], 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020

Downloads

Publicado

01-09-2022

Edição

Seção

Artigos