PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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COMERCIALIZAÇÃO DO LEITE FLUIDO EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NO MUNICÍPIO DE APODI-RN
Francisco Edson Rodrigues Pinto, Antonio Marcos Andrey do Carmo, Larissa Elaine Costa Silva, Rita Costa Sales, Ângela Patrícia Alves Coelho Gracindo, Genildo Fonseca Pereira, Êlika Suzianny de Sousa

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


O leite é um alimento rico em nutrientes e bastante consumido em todo Brasil. As propriedades desse produto o tornam susceptível de sofrer alterações microbiológicas e físico-químicas. Desta forma, a sua comercialização, sem nenhum tratamento térmico ou processamento, oferece riscos à saúde do consumidor. O trabalho teve por objetivo pesquisar o modo de comercialização do leite fluido em estabelecimentos comerciais no município de Apodi. Para a pesquisa, utilizou-se um questionário contendo perguntas relacionadas aos hábitos dos comerciantes quanto ao tipo de leite vendido, quantidade vendida e preço pago pelo produto. Foram entrevistados 32 estabelecimentos comerciais de leite fluido de APODI-RN, no período de julho de 2012. A maior parte da comercialização do leite fluido dos estabelecimentos no município de maneira formal (74%), porém a quantidade de leite fluido comercializado em Litros, o leite informal representa a maior parcela do leite comercializado, representando 243,8L/semana. É significante o total dos estabelecimentos comerciais que possui o hábito de vender o leite cru, sendo necessário de um trabalho de conscientização dos produtores e donos de estabelecimento comerciais quanto aos riscos relacionados à saúde pública.


Palavras-chave


alimento, consumo, pasteurização, qualidade do leite

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