PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
BARALHO INORGÂNICO: O LÚDICO COMO AUXÍLIO PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES RELACIONADO COM O COTIDIANO
Maria Alcilene Gomes de Menezes, Francisca Belkise de Freitas Moreira, Igo Rannes da Costa Souza, Jefferson Edi de Lima, Edson Fernandes Moreira, Paulo Roberto Nunes Fernandes

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


O presente artigo aborda o uso de atividades lúdicas como método alternativo no ensino de Química, destacando a importância do jogo na construção do conhecimento. Foi criado e aplicado o jogo lúdico “Baralho Inorgânico” com o objetivo de destacar a importância do jogo na aprendizagem. O conteúdo do jogo era referente Química Inorgânica de produtos do dia a dia dos alunos e suas identificações ácidas ou básicas. Para viabilizar o método sobreposto, foi aplicado aos alunos um questionário composto por cinco questões, como finalidade de saber opinião dos mesmos na utilização de jogos educativos em sala de aula, e em especial o jogo em questão, os resultados obtidos a partir do questionário foram expresso em porcentagem e representado em gráficos, a partir desses resultados foi possível perceber que o jogo “Baralho Inorgânico” contribuir significantemente para o processo de construção do conhecimento do aluno como mediadores da aprendizagem significativa.


Palavras-chave


jogos, aprendizagem, ensino de química

Texto completo: PDF


Incluir comentário