PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
TRILHA ATÔMICA: UMA MANEIRA DIFERENTE PARA MELHORAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
FRANCISCA BELKISE DE FREITAS MOREIRA, IGOR RANNES DA COSTA SOUSA, MARIA ALCILENE GOMES DE MENEZES, JEFFERSON EDI DE LIMA, EDSON FERNANDES MOREIRA, PAULO ROBERTO NUNES FERNANDES

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


Os jogos didáticos têm um valor indispensável no processo de ensino-aprendizagem, sendo estes ferramentas alternativas que dão um bom suporte/apoio tanto para o professor, que quer transmitir conhecimento quanto para o aluno, que deseja adquiri-lo. Os jogos têm inúmeras vantagens, mas uma das principais é que ao mesmo tempo em que ensinam, divertem, facilitando assim a aquisição de conhecimentos. Diante dessas características dos jogos didáticos este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo, intitulado “Trilha Atômica”. Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência).  O mesmo, tem como objetivo melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem envolvendo a Evolução dos modelos Atômicos. O jogo foi aplicado a alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola citada anteriormente. Antes da aplicação do jogo o professor supervisou do PIBID ministrou uma aula sobre o referido assunto, depois foi efetuado um teste para saber como se encontrava o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo ministrado. Após a aplicação do jogo, foi aplicado outro teste e um levantamento de dados para saber à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um jogo de tabuleiro tradicional, porém foram acrescentadas algumas regras. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados da atividade após o jogo foram satisfatórios.



Palavras-chave


Trilha Atômica, Modelos Atômicos, Jogos didáticos, Ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF


Incluir comentário