Última alteração: 2013-06-22
Resumo
Os jogos didáticos têm um valor indispensável no processo de ensino-aprendizagem, sendo estes ferramentas alternativas que dão um bom suporte/apoio tanto para o professor, que quer transmitir conhecimento quanto para o aluno, que deseja adquiri-lo. Os jogos têm inúmeras vantagens, mas uma das principais é que ao mesmo tempo em que ensinam, divertem, facilitando assim a aquisição de conhecimentos. Diante dessas características dos jogos didáticos este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo, intitulado “Trilha Atômica”. Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). O mesmo, tem como objetivo melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem envolvendo a Evolução dos modelos Atômicos. O jogo foi aplicado a alunos da 1ª série do Ensino Médio da escola citada anteriormente. Antes da aplicação do jogo o professor supervisou do PIBID ministrou uma aula sobre o referido assunto, depois foi efetuado um teste para saber como se encontrava o conhecimento dos alunos com relação ao conteúdo ministrado. Após a aplicação do jogo, foi aplicado outro teste e um levantamento de dados para saber à aceitação do jogo. A dinâmica ocorreu como um jogo de tabuleiro tradicional, porém foram acrescentadas algumas regras. Os resultados obtidos pela análise dos dados coletados da atividade após o jogo foram satisfatórios.
Palavras-chave
Incluir comentário